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Futuro do marketing: 5 tendências para você ficar de olho!

Se uma determinada estratégia ou abordagem de marketing tem funcionado para sua empresa, por que mudá-la?

Escrito por Talk Science

27 NOV 2020 - 16H50

Bem, só porque algo funciona agora não significa que funcionará novamente no futuro. Você precisa estar um passo à frente ou, pelo menos, acompanhar as tendências que vão impactar seu sucesso de marketing na próxima vez.

Além de acompanhar os desenvolvimentos do setor, por que sua empresa deveria se preocupar com o futuro do marketing? Basicamente, essas tendências permitem que você:

• acompanhe a forma como seus consumidores compram seus produtos e serviços (e os de seus concorrentes);
• mantenha-se atualizado com as mudanças no comportamento do consumidor;
• ouça e responda às transformações no mercado para ajudá-lo a economizar.

Para deixar você à frente dos seus concorrentes, trouxemos neste artigo 5 das principais tendências de marketing para os próximos anos. Acompanhe!

1. Humanização dos serviços de atendimento

Em nossa era digital, muitas marcas se esforçam para aprimorar a experiência do cliente por meio da tecnologia. Serviços automatizados, estratégia omnichannel e outras opções que economizam tempo tornaram o atendimento ao cliente moderno mais eficiente e atraente do que no passado.

No entanto, com todos esses avanços, pode-se questionar qual papel os humanos desempenham nessas experiências, tanto hoje quanto nos anos que virão. Embora a tecnologia seja crítica para o futuro da experiência do cliente, o toque humano também é um fator crítico. As experiências humanizadas são essenciais para a entrega de um serviço ideal para fidelização sustentada do cliente.

Uma abordagem humana que vai além da abertura, personalização e transparência é imprescindível, pois as regras de engajamento e as marcas se tornam dinâmicas, definidas por seus pontos de contato, interações e conexões emocionais.

2. Acompanhamento de métricas e indicadores

As estratégias de marketing começam com objetivos claros. Acompanhar o progresso em direção às metas requer a seleção de indicadores e métricas inteligentes. Essa é uma tendência de marketing que continua em alta nos próximos anos.

O estabelecimento de metas e a seleção de métricas andam de mãos dadas. Se as metas são o seu destino, as métricas são como marcos. Eles ajudam a indicar se você está no caminho certo e progredindo em direção aos seus objetivos. Por outro lado, eles também podem ilustrar em que segmento as coisas estão indo mal, para que você possa voltar aos trilhos.

À medida que os profissionais de marketing enfrentam mais pressão para mostrar um retorno do investimento (ROI) em suas atividades, as métricas de desempenho ajudam a medir o grau em que os gastos com marketing contribuem para os lucros. Ele também destaca como o marketing contribui e complementa as iniciativas em outras áreas da organização, como vendas e atendimento ao cliente.

Outros motivos pelos quais as empresas avaliam o desempenho de marketing incluem:

• monitorar o progresso do marketing em direção às suas metas anuais;
• determinar quais áreas do mix de marketing — produto, preço, local e promoção — precisam de modificação ou melhoria para aumentar algum aspecto do desempenho;
• avaliar se os bens, serviços e ideias da empresa atendem às necessidades do cliente e das partes interessadas.

Estabelecer métricas de desempenho de marketing é fundamental para ajudar as marcas a satisfazer os clientes, estabelecer uma imagem clara da empresa, ser proativo no mercado e incorporar totalmente o marketing à estratégia geral de negócios da empresa.

3. Uso de algoritmos

Algoritmos já encontraram seu caminho em uma variedade de esferas de negócios. Qualquer empresa pode se beneficiar de algoritmos, desde saúde até educação. A principal razão pela qual os algoritmos se tornaram tão amplamente usados é o desenvolvimento de aprendizado de máquina e inteligência artificial. Essas tecnologias tornam os algoritmos mais acessíveis para a maioria das empresas.

No marketing, elas passaram a definir uma parte significativa das estratégias modernas. O algoritmo do mecanismo de pesquisa do Google determina quais sites aparecem em primeiro lugar nos resultados de pesquisa relevantes, impulsionando a otimização do mecanismo de pesquisa e estratégias relacionadas.

O Facebook e outras redes sociais usam algoritmos para determinar quais tipos de conteúdo os usuários preferem, direcionando estratégias de mídia social e marketing de conteúdo. E dezenas de outros algoritmos, como mecanismos de recomendação em plataformas como Amazon, podem ter efeitos secundários na visibilidade de seus produtos.

Para os próximos anos, há várias áreas principais de desenvolvimento a serem consideradas, a maioria das quais impulsionada por inteligência artificial mais avançada, volumes melhores e maiores de dados, ou ambos.

4. Conteúdos de áudio e vídeo

O marketing de áudio e vídeo está na vanguarda de campanhas de marketing inovadoras e presenças online. Com preferências de consumo de conteúdo que variam de completamente passivo a totalmente visual e somente intra-auricular, as equipes de marketing digital em todo o mundo estão enfrentando fatos e estratégias dinâmicas.

À medida que as empresas estão começando a entender totalmente a importância e o poder de mercado dessas partes de conteúdo fáceis de consumir, queríamos compartilhar algumas das melhores maneiras que os profissionais de marketing podem usar arquivos de áudio e vídeo para construir marcas de sucesso, envolventes e que convertem o cliente conectado.

O marketing de áudio já percorreu um longo caminho desde os comerciais tradicionais ou anúncios de rádio. Aqui estão apenas algumas maneiras que os profissionais de marketing podem usar o áudio para promover os esforços da marca:

• podcasts;
• anúncios de áudio;
• audiogramas.

O marketing de vídeo tem crescido nos últimos anos, e por boas razões. Algumas das aplicações criativas incluem:

• e-mail marketing;
• redes sociais;
• landing pages.

5. Adaptação aos dispositivos móveis

O marketing digital é uma indústria em constante evolução, com novas tecnologias surgindo todos os dias. Uma das mudanças mais relevantes na indústria é o aumento das taxas de adaptação de dispositivos móveis.

Para os próximos anos, algumas estratégias de marketing e publicidade móvel estarão em alta. Algumas delas são:

•marketing por SMS e MMS;
• notificações por push;
• marketing baseado em aplicativo;
• marketing para smartphone em jogos;
• QR Code;
• bluetooth;
• serviço de proximidade ou baseados em localização.

O marketing é dinâmico e está em constante mudança. Isso quer dizer que tecnologias e estratégias nunca são estáticas. Por isso, é essencial que a sua empresa se mantenha atualizada com as tendências do setor. Conforme os hábitos e demandas dos consumidores mudam com o lançamento de novas tecnologias, acompanhar o futuro do marketing é crucial para ficar à frente da concorrência.

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