Indústria Cosmética

A importância de um planejamento estratégico

Escrito por Talk Science

06 DEZ 2023 - 10H52

Atualmente observamos novos empresários que se interessam pelo promissor mercado cosmético, seja de uso humano ou de uso veterinário (pet), sendo que uma das primeiras ações é buscar o suporte de um terceirista na fabricação de sua linha de produtos.

Ao entrarem em contato com um terceirista, muitas vezes já idealizam uma marca e até mesmo uma composição de uma linha de produtos.

Basicamente estes novos entrantes são compostos por empresários de outros segmentos que não o de personal care e com interesse em investirem no promissor e chamativo mercado da beleza, encontramos também distribuidores multimarcas que resolveram investir em sua marca própria observando o sucesso de suas representadas, podemos ainda encontrar donos de salão de beleza ou donos de pet shop, dermatologistas, influencers desejando sua linha própria de produtos cosméticos. Porém, poucos destes investidores procuram inicialmente uma consultoria especializada em planejamento estratégico, business plan ou plano de negócios, diversas formas de se definir as etapas detalhadas para o lançamento de um produto cosmético.

Não ter em mãos um plano estratégico é muito arriscado, podemos comparar a dirigir seu carro em uma longa estrada com farol baixo ou mesmo sem farol. A busca a um terceirista leva toda a expectativa de que esta empresa cuide, gere, oriente, distribua, estoque seus produtos, enfim, esperam que os terceiristas forneçam suportes que não lhes cabem enquanto provedores de serviços.

Poucos se dão conta de quão presente o planejamento estratégico está em nosso dia a dia. Antes de sairmos de férias, definimos o local (país, estado ou cidade) que queremos conhecer, definimos quantos dias ficaremos, pesquisamos passagem aérea, hotéis, locação de veículos, necessidades documentais para se entrar no país, principais pontos turísticos, preços para hospedagem, alimentação e passeios, etc. Quando temos todas estas informações, planilhamos com datas, descrição, preços, agência e deste modo, o que acabamos fazendo nada mais é do que um planejamento estratégico para as nossas férias. E por que fazemos tudo isso? Exatamente para não sermos pegos de surpresas em relação aos fornecedores, serviços, valores e até para termos um plano B em caso de algo dar errado, como um seguro viagem, por exemplo.

O mesmo deverá ser feito para um projeto cosmético, tudo começa com a montagem de um detalhado briefing, aqui apesar da palavra significar “breve”, tudo que um briefing não deve ser é raso e com poucas informações, nesta etapa de planejamento os desejos e anseios podem ser listados, avalia-se investimentos, faz-se uma análise SWOT citando pontos fracos e pontos fortes do projeto, análise de riscos, barreiras no negócio etc.

Um planejamento estratégico inicia-se com uma primeira reunião de briefing para o bom entendimento do projeto, considerando o todo e os desejos do investidor, assim como definição de público alvo, canal de vendas, modelo de negócio, estimativa de formação de preços e impostos, necessidades regulatórias para registro dos produtos, pesquisa de mercado dentre vários outros aspectos.

Deste planejamento estratégico com análise de briefing é possível ter uma visão geral do projeto e algumas informações como:

• Definição da marca como a sua missão, visão e valores.

• Definição do portifólio de produtos.

• Definição do público alvo da marca.

• Definição dos canais de vendas.

• Definição da estimativa de preços dos produtos envolvendo toda a cadeia.

• Cronograma do projeto.

• Lista de atividades necessárias com os devidos predecessores.

• Plano de investimentos.

• Ponto de equilíbrio do projeto.

• Início do retorno dos investimentos.

• Dificuldades e riscos do projeto e alternativas para um plano B.

Por que definir a missão, visão e valores da marca antes?

Se o projeto pensar em trabalhar uma marca que tenha como uma das missões uma diretriz de ingredientes naturais, será necessário maior discernimento na escolha de ingredientes para formulação, assim como embalagens, serviços etc.

É importante que o portifólio de produtos esteja interligado com o público-alvo e com os devidos canais de vendas e seus preços. Muitos empresários iniciam com visão focada na venda apenas por e-commerce e quando surge uma oportunidade em se estabelecer uma parceria com distribuidores, não conseguem desenvolver uma parceria, por exemplo, por terem definido seu preço de venda baseado somente no consumidor final, o que não daria margem para ser trabalhada junto a uma distribuição.

Ter um cronograma de projeto compatível com as atividades necessárias, prazos e investimentos reais é fundamental para dar uma visão clara ao investidor.

O plano de investimento é peça chave do Go, No Go, cuja finalidade é fornecer instrumentos e informações estratégicas, como por exemplo, qual o valor que se deve disponibilizar em um primeiro lote de fabricação para iniciar o seu negócio.

Finalmente, o que todo empresário investidor deseja saber é o que acontecerá com o dinheiro que ele investiu, qual o ponto de equilíbrio, quando será o início do retorno dos investimentos etc.

Fica clara a importância em se ter um planejamento estratégico bem formatado para o sucesso do projeto e da marca.

Edison Nakayama é Vice-Presidente Financeiro da ABC e Diretor da NK4 Consultoria

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Talk Science, em Indústria Cosmética

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.