artigo-confira-as-principais-tendencias-da-industria-cosmetica
Indústria Cosmética

Confira as principais tendências da indústria cosmética

Entenda por que é necessário acompanhar essas tendências

Escrito por Talk Science

20 OUT 2021 - 17H51 (Atualizada em 20 OUT 2021 - 18H01)

Acompanhar as tendências da indústria cosmética é importante para quem atua nesse segmento e busca obter melhores resultados. Sem conhecer as novidades do mercado, os profissionais desse setor correm o risco de não conseguir corresponder às exigências que surgem no mercado a cada dia.  

Por isso, explicamos neste artigo os motivos que podem levar você a seguir as movimentações dessa área. Também detalhamos quais são as principais tendências da indústria cosmética previstas para os anos de 2021 e 2022.

Veja ainda de que maneira é possível obter atualizações sobre o setor e, dessa forma, conquistar mais destaque. Confira!

ENTENDA POR QUE É NECESSÁRIO ACOMPANHAR AS TENDÊNCIAS DA INDÚSTRIA COSMÉTICA 

Assim como os profissionais de qualquer mercado, aqueles que atuam na indústria cosmética precisam ter atenção com as movimentações que acontecem no setor. Desse modo, é possível conhecer a situação atual do segmento, assim como as expectativas para o futuro, feitas por especialistas e organizações que fazem parte dessa indústria.

Só para exemplificar, no ano passado, esse mercado conseguiu manter o crescimento mesmo com a pandemia. O setor preservou a tendência de avanço do ano anterior (3,9%) e registrou a expansão de 4,7 %, de acordo com a Euromonitor International. Foram R$ 122,4 bilhões em vendas de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos em 2020.

Além do mais, também é importante para as empresas da indústria cosmética que querem prosperar saber quais são as tendências internacionais deste setor. Com isso, as corporações podem se adaptar às mudanças do mercado com mais rapidez e também atingir melhores índices de vendas.

Outro ponto fundamental para essa indústria é conhecer os interesses dos consumidores. Assim, dá para entender por que alguns produtos conquistam mais evidência do que outros, por exemplo. Ao acompanhar as demandas dos clientes desse mercado, as companhias também conseguem oferecer soluções mais adequadas a essas necessidades.

VEJA QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DA INDÚSTRIA COSMÉTICA 

A indústria cosmética tem investido em inovações para oferecer produtos mais personalizados e atualizados com os hábitos de consumo do público. Entre as ações, estão o lançamento de produtos sob medida para os cuidados da pele e de itens que promovem a otimização facial. Saiba mais sobre essas e outras tendências a seguir! 

SKIN CARE SOB MEDIDA

A venda de produtos de skin care computou um crescimento de 13% no ano passado, segundo o levantamento da Euromonitor que já citamos. De outro modo, também pode ser observado o aumento no interesse dos consumidores em produtos que ofereçam a possibilidade de personalização. 

Um exemplo são as marcas que passaram a investir em aplicativos que podem indicar os produtos mais recomendados para cada tipo de pele. É o caso da Mary Kay, que lançou o app Skin Analyzer, que permite que as consultoras sugiram mercadorias mais personalizadas, com o uso de recursos de inteligência artificial. 

Os cuidados da pele podem ser ainda mais personalizados com o uso de exames para a análise do DNA da pele dos pacientes. Assim, os testes indicam se a parte do corpo tem predisposição à sensibilidade ou a apresentar mais espinhas. Com os resultados apresentados, os dermatologistas podem recomendar produtos individualizados. 

SKIN FASTING

Mais uma tendência relevante é o chamado skin fasting. Nesse sentido, os passos da rotina de beleza podem ser mais práticos, para serem encaixados mais facilmente no dia a dia dos compradores, diante do ritmo acelerado dos dias de hoje. As etapas que mais ganham destaque são as de limpeza, hidratação e proteção solar. 

Dessa maneira, essa tendência se estabelece como uma maneira mais direcionada de tratamento, sem contar com o excesso de produtos. Os itens podem ser direcionados para a limpeza pela manhã e pela noite, assim como a hidratação, com produtos capazes de incluir ativos que previnem o envelhecimento da pele.

OTIMIZAÇÃO FACIAL

O Litlift é um tipo de procedimento estético direcionado para quem busca uma solução mais natural de otimização facial. Nessa perspectiva, podem ser usados produtos como neuromoduladores e preenchedores injetáveis. Assim, os clientes conseguem resultados para melhorar a aparência da pele e também em prol do rejuvenescimento.  

De acordo com especialistas, essa modalidade de tratamento apresenta respostas no período de uma semana. Também não é necessário que a pessoa fique afastada do trabalho após o procedimento. Outro ponto positivo é que essa técnica não provoca efeitos paralelos, como a vermelhidão e o inchaço na pele.  

BELEZA ATLÉTICA

A criação de produtos como protetor solar e maquiagem para quem pratica atividade física é outra tendência, chamada de beleza atlética. A indústria cosmética passou a entender a necessidade de desenvolver itens que são mais resistentes ao suor e ao aumento da temperatura do corpo durante os exercícios. 

Esse movimento acompanha uma busca crescente por um estilo de vida mais saudável, que também inclui o consumo de alimentação mais natural, por exemplo. Empresas como a Shiseido e a Katherine Natural Cosmetics já lançaram produtos que oferecem um efeito prolongado mesmo com a prática de esportes. 

SAIBA COMO FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES DESSE MERCADO 

Os profissionais que buscam alinhamento com as tendências da indústria cosmética podem fazer especializações para obter mais informações sobre essas novidades. É interessante também manter um bom networking e, assim, ganhar a possibilidade de trocar conhecimentos com outros colegas. 

Por outro lado, você ainda pode obter informações valiosas disponíveis em blogs e sites especializados, que fornecem dados relacionados a esse setor. Alguns deles também oferecem a possibilidade de assinar newsletters, para quem busca receber regularmente, por e-mail, conteúdos relativos a esse segmento.

Com base no que apresentamos, você entendeu como o acompanhamento das tendências da indústria cosmética é fundamental para os profissionais que desejam se desenvolver nesse segmento. Conhecer as novidades é uma maneira de se preparar para a tarefa de atender às novidades que os consumidores buscam. Para isso, é recomendado obter informações frequentemente em blogs e sites especializados para esse setor, a exemplo. 

Gostou de aprender quais são as principais tendências da indústria cosmética?  let’s talk! 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Talk Science, em Indústria Cosmética

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.