Uma rotina básica de cuidados com cabelo, rosto e corpo pode trazer um festival de cheiros e odores dos mais variados. Mas nem sempre o excesso de fragrâncias é uma vantagem, principalmente para pessoas que possuem hipersensibilidade ou reações alérgicas. Para atender a este público, e àquele cada vez mais crescente em busca de cosméticos livres de ativos não essenciais, a indústria do setor criou os cosméticos sem fragrância. Mas não se engane: um produto sem fragrância não significa o mesmo que sem cheiro.
O cosmético que tem no rótulo a ausência de fragrância informa apenas que na fórmula não foram adicionados aromas sintéticos. Um produto sem fragrância pode ter ainda ingredientes naturais para perfumar ou estimular o sensorial olfativo. Isso porque todos os outros componentes possuem seus próprios aromas. Dessa forma, cada vez mais, a indústria tem buscado estimular a composição de cosméticos com cheiros mais neutros e suaves.
Uma empresa que investiu nesse segmento é a Natura, que ampliou sua icônica linha Mamãe e Bebê com produtos sem aquele cheirinho característico, que lhe rendeu fama. Com sabonete líquido, hidratante e lenço umedecido, a linha é recomendada para peles sensíveis e pode ser utilizada desde o primeiro dia de vida dos bebês.
Outras marcas também estão apostando em mais opções e, dessa forma, ampliando a oferta de itens que são desejados pelo público. Esse é o caso da Bio-Oil, marca licenciada no Brasil pelo Grupo Boticário, que lançou um óleo com formulação 100% natural, vegana e sem fragrâncias.
Origem natural
O “Caderno de Tendências 2019-2020”, último levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) em parceria com o Sebrae, aponta ainda que a beleza com foco em ingredientes de origem natural está em alta. Segundo o estudo, uma pesquisa do Laboratório de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) indica que esse segmento cresce entre 8% e 25% ao ano no mundo.
De acordo com a Abihpec e o Sebrae, “a onda na busca por produtos que tenham em sua formulação ingredientes de origem natural, que já foi considerada uma tendência passageira, fica mais forte a cada ano graças à demanda dos consumidores por esse tipo de produto com melhor desempenho”, relatam no estudo.
Ainda segundo o Relatório Varejo de Produtos de Beleza Mintel, também citado pelo estudo da Abihpec e Sebrae, 41% dos brasileiros têm interesse em maior variedade de produtos de beleza e cuidados pessoais com ingredientes de origem natural.
Fonte: - Abihpec, Sebrae, Boa Forma, revista News e revista H&C
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