Indústria Cosmética

Cosméticos sólidos e seus benefícios ao meio ambiente

De shampoos e condicionadores a maquiagem e pasta de dente. Os cosméticos em barra estão conquistando cada vez mais consumidores.

Escrito por Talk Science

10 MAR 2022 - 08H35

COSMÉTICOS SÓLIDOS E SEUS BENEFÍCIOS AO MEIO AMBIENTE

De shampoos e condicionadores a maquiagem e pasta de dente. Os cosméticos em barra estão conquistando cada vez mais consumidores

Os cosméticos sólidos vêm ganhando espaço no mercado, principalmente devido à preocupação das pessoas por sustentabilidade. De acordo com um estudo da IBM Institute for Business Value, realizado em 2020, 6 em cada 10 consumidores querem mudar seus hábitos de compra a fim de contribuir com o meio ambiente. Além de eco-friendly, esses cosméticos são mais fáceis e seguros para levar em viagens, ao contrário dos líquidos, que podem vazar na bagagem.

Enquanto os shampoos e condicionadores líquidos têm cerca de 80% de água e apenas 20% de ingredientes ativos e, geralmente, são disponibilizados em embalagens plásticas, os produtos em barra são fabricados sem água e costumam ser embalados em papel, na maioria das vezes reciclado ou biodegradável.

ECO-FRIENDLY

Além de serem biodegradáveis e renderem quase o dobro dos cosméticos líquidos, os sólidos normalmente são produzidos com uma quantidade reduzida de ingredientes artificiais ou derivados dos petrolatos. Há, também, a redução da emissão de CO2, visto que o transporte e a distribuição são otimizados, por caber mais produtos em um único espaço.

EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS

As embalagens biodegradáveis se decompõem natural e rapidamente, ao contrário do plástico sintético. Esse tipo de embalagem pode ser produzido com ingredientes naturais ou adicionados químicos que aceleram a decomposição do plástico comum.

O papel reciclado é outra excelente alternativa de embalagem, pois não polui o meio ambiente, já que se degrada rapidamente e não deixa resíduos tóxicos na natureza.

COSMÉTICOS SÓLIDOS

No setor de beleza, os cosméticos sólidos são desenvolvidos para os mais diversos tipos de tratamentos. Dentro do conceito ecológico, não basta só trocar o líquido pelo sólido, é preciso que os ingredientes usados nos produtos também sigam a mesma linha. Por isso, as empresas apostam em ativos naturais.

Entre as substâncias usadas pela indústria estão argilas, óleo de coco, sementes de plantas, entre outros ativos extraídos com técnicas que aliam tecnologia ao cuidado com o meio ambiente.

É possível encontrar no mercado tratamento para cabelos, pele e maquiagens. Até itens de higiene pessoal se renderam ao formato sólido. Uma empresa criou uma pasta de dente de hortelã-pimenta e carvão ativado. O produto é embalado em celofanes biodegradáveis e protegido por uma caixinha de kraft reciclável, sendo produtos 100% livres de plástico.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Talk Science, em Indústria Cosmética

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.