O ano de 2023 deve ser marcado por uma mudança de comportamento dos consumidores de produtos de beleza. É o que aponta o relatório Consumidor do Futuro, produzido pela Worth Global Style Network (WGSN), uma das maiores empresas de previsão de tendências de consumo, estilo de vida e design de produtos.
A partir de dados analíticos, a WSGN conseguiu listar cinco perfis de consumidores que devem ganhar destaque no novo ano. Segundo o relatório, os novos consumidores são denominados como Minimalistas, Eco-revolucionários, Utópicos, Superbásicos e Dermo-ilusionistas.
Os Minimalistas fazem parte do grupo de consumidores comprometidos a reduzir o consumo e que se sentem orgulhosos em fazer boas compras. O foco desse perfil é simplificar a rotina de beleza com produtos multifuncionais eficientes, baseados em ciência. Esse estilo de consumidor é confiante, bem informado, faz pesquisas, tem foco nos resultados, e valoriza a eficácia.
O segundo perfil aparece como um poderoso agente de mudança. Os Eco-revolucionários vão promover o uso de refil, exigindo o progresso baseado no consumo sustentável, no ativismo coletivo e em produtos e sistemas alternativos. É o tipo de consumidor otimista e ecológico que dá preferência para marcas e produtos que beneficiam as pessoas e o planeta.
Há ainda os Utópicos que, como o próprio nome sugere, se caracterizam por estarem sempre em busca de inovação e produtos com fórmula revolucionária. Esse grupo tem o objetivo de descobrir novos produtos e dão preferência às fórmulas sem químicas nocivas, que impulsionam a sensação de bem-estar promovida pelas rotinas de autocuidado. Para eles, a beleza e a felicidade são sinônimos. Sempre procurando o próximo produto venerado, os utópicos preferem produtos sensoriais que ajudam o bem-estar físico e mental.
O quarto perfil apontado pelo estudo da WGSN é o Superbásico. Esse grupo traz o conceito de Normcore para os rituais de beleza. O estilo escolhe os produtos de acordo com suas características, por sua normalidade, simplicidade e conforto. Não quer dizer necessariamente que rejeita a moda, mas esse não é o foco central. É o estilo de consumidor que prioriza o cuidado pessoal e a higiene, e foge dos produtos sem sentido.
E, por último, temos o perfil Dermo-ilusionistas que é composto por um grupo diverso e artístico, que mistura cosméticos, próteses e efeitos digitais como uma forma de promover a autoexpressão. Levando a beleza ao metaverso, esse estilo de consumidor diverso e artístico cria suas próprias histórias de beleza que desafiam o padrão e propostas convencionais que, por anos, lideraram essa atmosfera repleta de padrões.
Com prioridades totalmente diferentes, o ideal é que as marcas estejam atentas às mudanças de comportamento antes que a demanda chegue.
As macro previsões da WGSN são produzidas por uma equipe internacional de especialistas e analistas, garantindo que elas tenham uma relevância abrangente em todos os mercados regionais. As tendências são validadas por dados analíticos, por exemplos da indústria e pela metodologia exclusiva STEPIC (englobando os desenvolvimentos da sociedade, tecnologia, meio ambiente, política, indústria e criação), para que o mercado possa usá-las de forma estratégica em seus negócios de maneira confiante.
Fonte: WSGN
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