Medicamentos biológicos: importância, desafios e possibilidades
Uma das maiores inovações da indústria farmacêutica, os biológicos oferecem soluções eficazes para o tratamento de enfermidades

Uma das maiores inovações da indústria farmacêutica, os biológicos oferecem soluções eficazes para o tratamento de enfermidades
Produzidos a partir de seres vivos, como células e bactérias, os medicamentos biológicos são proteínas, moléculas grandes e complexas, completamente diferentes das sintéticas. Grande parte desses medicamentos é fabricada através da tecnologia de DNA recombinante, que modifica a genética de uma célula para produzir a proteína desejada.
Os medicamentos biológicos foram uma grande revolução na história da indústria farmacêutica, auxiliando no tratamento de doenças crônicas, como diabetes, câncer, artrite reumatóide, esclerose múltipla e condições agudas, como tromboembolismo, infarto do miocárdio, derrame cerebral, entre outras.
QUANDO COMEÇARAM A SER DISTRIBUÍDOS?UANDO COMEÇARAM A SER DISTRIBUÍDOS?
O primeiro biofármaco foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) em 1982, com o recombinante da insulina no controle da diabetes. Anteriormente, só era disponibilizada a insulina extraída do pâncreas suíno ou bovino, que poderia causar uma reação indesejada no sistema imunológico.
Após a aprovação da insulina, foram regulamentados nos Estados Unidos mais de 160 medicamentos biológicos. Segundo dados do Ministério da Saúde, os biológicos representam, no país, apenas 2% de todos os medicamentos comprados pelo órgão, mas por terem um custo elevado, eles consomem 41% do orçamento da pasta.
BIOSSIMILARES E SUA IMPORTÂNCIA
Os biossimilares são cópias autorizadas dos medicamentos biológicos, que contêm pequenas diferenças nos componentes clinicamente inativos e apresentam a mesma qualidade, segurança e eficácia dos produtos originais. Eles têm como objetivo reduzir o custo e facilitar o acesso aos pacientes.
A alternativa de mercado pode ser uma solução também para que tratamentos complexos não sejam interrompidos, caso o medicamento biológico chegue a faltar no mercado.
DESAFIOS TECNOLÓGICOS PARA A PRODUÇÃO DE BIOLÓGICOS NO BRASIL
Produzir esses medicamentos no Brasil é custoso e demorado. Os insumos, que hoje são importados, podem demorar de 8 a 12 meses para chegar ao país. Ter um planejamento eficiente é essencial para que não haja desabastecimento do medicamento no mercado.
Reduzir a dependência internacional é o principal objetivo das farmacêuticas que trabalham com os produtos biológicos no Brasil. Conseguir nacionalizar a produção é um desafio que em breve deve ser superado.

ADEQUANDO-SE AO CONTROLE ONLINE DE MEDICAMENTOS (RDC 658/22)
A Resolução de Diretoria Colegiada mais atual que trata das boas práticas de fabricação de medicamentos é a RDC 658, de 30 de março de 2022. Ela veio para substituir a RDC 301/19, mas impactou pouco no que tange o controle online de medicamentos.

Ácido Glicólico - Uma tendência entre os skincares
Um componente versátil, muito utilizado pela indústria na produção de dermocosméticos com funções antienvelhecimento, acne e melasmas

Vitaminas em cosméticos: Entenda a importância de cada uma
As vitaminas são compostos orgânicos vitais para o bom funcionamento do organismo. Elas fortalecem o sistema imunológico e contribuem com o desempenho correto do metabolismo, evitando anemia, doenças neurológicas e outros problemas de saúde. No entanto, as vitaminas não estão presentes apenas na alimentação, mas são frequentemente utilizadas na composição dos mais variados cosméticos existentes no mercado.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.