Indústria Cosmética

Medicamentos biológicos: importância, desafios e possibilidades

Uma das maiores inovações da indústria farmacêutica, os biológicos oferecem soluções eficazes para o tratamento de enfermidades

Escrito por Talk Science

17 MAR 2022 - 08H35

Uma das maiores inovações da indústria farmacêutica, os biológicos oferecem soluções eficazes para o tratamento de enfermidades

Produzidos a partir de seres vivos, como células e bactérias, os medicamentos biológicos são proteínas, moléculas grandes e complexas, completamente diferentes das sintéticas. Grande parte desses medicamentos é fabricada através da tecnologia de DNA recombinante, que modifica a genética de uma célula para produzir a proteína desejada.

Os medicamentos biológicos foram uma grande revolução na história da indústria farmacêutica, auxiliando no tratamento de doenças crônicas, como diabetes, câncer, artrite reumatóide, esclerose múltipla e condições agudas, como tromboembolismo, infarto do miocárdio, derrame cerebral, entre outras.

QUANDO COMEÇARAM A SER DISTRIBUÍDOS?UANDO COMEÇARAM A SER DISTRIBUÍDOS?

O primeiro biofármaco foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) em 1982, com o recombinante da insulina no controle da diabetes. Anteriormente, só era disponibilizada a insulina extraída do pâncreas suíno ou bovino, que poderia causar uma reação indesejada no sistema imunológico.

Após a aprovação da insulina, foram regulamentados nos Estados Unidos mais de 160 medicamentos biológicos. Segundo dados do Ministério da Saúde, os biológicos representam, no país, apenas 2% de todos os medicamentos comprados pelo órgão, mas por terem um custo elevado, eles consomem 41% do orçamento da pasta.

BIOSSIMILARES E SUA IMPORTÂNCIA

Os biossimilares são cópias autorizadas dos medicamentos biológicos, que contêm pequenas diferenças nos componentes clinicamente inativos e apresentam a mesma qualidade, segurança e eficácia dos produtos originais. Eles têm como objetivo reduzir o custo e facilitar o acesso aos pacientes.

A alternativa de mercado pode ser uma solução também para que tratamentos complexos não sejam interrompidos, caso o medicamento biológico chegue a faltar no mercado.

DESAFIOS TECNOLÓGICOS PARA A PRODUÇÃO DE BIOLÓGICOS NO BRASIL

Produzir esses medicamentos no Brasil é custoso e demorado. Os insumos, que hoje são importados, podem demorar de 8 a 12 meses para chegar ao país. Ter um planejamento eficiente é essencial para que não haja desabastecimento do medicamento no mercado.

Reduzir a dependência internacional é o principal objetivo das farmacêuticas que trabalham com os produtos biológicos no Brasil. Conseguir nacionalizar a produção é um desafio que em breve deve ser superado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Talk Science, em Indústria Cosmética

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.