Indústria Cosmética

Nanotecnologia na indústria cosmética

Como tem impactado o setor?

Escrito por Talk Science

06 OUT 2021 - 14H03

artigo-nanotecnologia-na-industria-cosmetica-como-tem-impactado-o-setor

A nanotecnologia na indústria cosmética está cada vez mais presente. Ela ajuda no desenvolvimento de diversos produtos para a pele. Desse modo, é de grande importância compreender as principais características dessas ciências e os resultados que ela é capaz de trazer, visto que contribui de forma significativa na melhoria do bem-estar dos indivíduos.

Saiba que o setor de cosméticos tem alcançado diversas vantagens com a inserção da nanotecnologia em seus produtos. Pois, tem permitido a criação itens com ingredientes ativos, sendo capazes de alcançar as camadas mais internas da pele. Nesse sentido, continue a leitura e saiba mais a respeito da nanotecnologia na indústria de cosméticos!

COMO ESTÁ SENDO APLICADA A NANOTECNOLOGIA NA INDÚSTRIA COSMÉTICA?

A nanotecnologia faz uma grande diferença na composição e na eficiência de muitos produtos cosméticos. Veja como ela tem contribuído na sua eficácia!

PROTETOR SOLAR

Os protetores solares com fator acima de 30 apresentam uma consistência espessa e branca por causa das partículas utilizadas em sua composição. Com a nanotecnologia, é possível usar partículas cada vez menores, fazendo com que o protetor fique cada vez mais fluido e transparente, sem perder os seus resultados.

Além do mais, a substância leve pode ser melhor aplicada e contribui em uma melhor absorção da pele. Nesse sentido, o produto tem se tornado cada vez mais aceito pelos clientes. Assim, eles protegem cada vez mais a pele.

HIDRATAÇÃO CAPILAR

Os produtos capilares são criados com partículas nanoencapsuladas, sendo a soja, o milho, a proteína de arroz alguns exemplos. Elas são capazes de entrar mais profundamente e reestruturar o couro cabeludo.

Saiba que esses produtos têm um efeito ainda mais eficiente em cabelos que se submeteram a algum procedimento com a utilização de formol ou outras substâncias que constituem uma capa na camada externa dos fios, conseguindo proporcionar um cuidado aos cabelos de maneira diferenciada. Além disso, a nanotecnologia consegue reconstituir a massa que foi perdida pelos fios, além de hidratar profundamente e inserir queratina nas falhas dos fios de cabelo.

CREMES DE PELE

A pele acaba se danificando com a perda de água, deixando-a mais seca. Os produtos com a presença de nanolipídeos conseguem criar uma camada protetora, que vai reduzir a desidratação. Vários cremes também são capazes de promover a renovação do tecido conjuntivo, restaurando as fibras de sustentação da pele e mantendo a sua constituição.

PRODUTOS ANTIENVELHECIMENTO

Os primeiros cosméticos relacionados com o antienvelhecimento apresentavam uma ação mais superficial, eles apenas esfoliavam a camada exterior da pele. Com o avanço das ferramentas tecnológicas, surgiram produtos com formulações com elevado potencial de penetração na pele.

Hoje em dia, os produtos são criados com substâncias que levam cápsulas de vitamina E, A, C, e K muito pequenas, capazes de alcançar as camadas mais profundas da pele, estimular a multiplicação celular e regenerar a epiderme, proporcionando ótimos resultados na conservação da pele e no combate às rugas.

MAQUIAGEM

A nanotecnologia favoreceu a elaboração de produtos de maquiagem mais leves, com um efeito mais natural. Os pós faciais se tornaram mais finos, o que ocasionam uma sensação de pele mais macia. A utilização de nanopartículas em esmaltes proporcionou ao mercado itens capazes de fortalecer e reparar as unhas, graças ao seu elevado poder de absorção.

CREMES PARA REDUÇÃO DE MEDIDAS

A indústria cria produtos com nanopartículas com elevada ação lipolítica e anti-inflamatória, ajudando no processo de absorção de ativos com substâncias que combatem a celulite e que são absorvidos pelas camadas mais profundas da pele. Isso ajuda de forma satisfatória na redução da retenção de líquidos e ajuda na circulação do local.

Além do mais, a nanotecnologia ajuda a manter a estabilidade de produtos que são criados com gel, permitindo que eles sejam absorvidos com mais rapidez. Isso ajuda na utilização dos produtos, visto que o cliente não precisa aguardar para colocar a roupa ou que desperdice parte do produto aplicado na pele.

QUAIS SÃO SUAS VANTAGENS?

A área cosmética tem alcançado diversas vantagens com a aplicação da nanotecnologia, por meio da elaboração de produtos com boa eficácia. Essa tecnologia também está sendo inserida na criação de desodorantes, cremes, géis e antitranspirantes. Muitas indústrias do ramo já estão aproveitando da nanotecnologia, pois ela consegue alcançar os seguintes benefícios:

  • produtos mais eficientes;
  • hidratantes com elevado poder de absorção;
  • mais solubilidade do princípio ativo em meio aquoso;
  • cheiro mais agradável;
  • estabilização dos itens naturais;
  • efeito potencializado;
  • redução das chances de irritação na pele;
  • propriedade superior, entre outros.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA NANOTECNOLOGIA?

A nanotecnologia está sendo aplicada em diversas áreas industriais, ela tem como objetivo ajudar no desenvolvimento de produtos que minimizem o impacto no meio ambiente e que agradem os desejos dos clientes. Ela está sendo utilizada na catalisação de reações químicas, diminuindo a quantidade de catalisadores necessários.

Ainda é preciso mencionar que as nanopartículas ajudam no desenvolvimento de tratamentos de várias doenças, por exemplo, o câncer, aumentando o combate a tumores e reduzindo os sintomas no restante do corpo. Assim, é perceptível a importância desse avanço tecnológico na atualidade, já que contribui no bem-estar da sociedade e melhora a sua qualidade de vida.

Dessa maneira, com o avanço dessa tecnologia, os cosméticos serão cada vez mais seguros e eficazes. Hoje em dia, grandes indústrias investem muito dinheiro em novos projetos e produtos, e, assim, a nanotecnologia está sendo aperfeiçoada para que possa criar produtos cada vez mais eficientes.

Portanto, é fundamental conhecer não apenas as aplicações da nanotecnologia, mas todas as novidades que estão envolvidas que estão relacionadas com esse progresso. Dessa maneira, a empresa conseguirá se destacar no mercado, já que seus produtos serão cada vez melhores. Os cosméticos atualizam constantemente, e para quem atua no setor é primordial ficar informado a respeito das novidades do mercado.

Nesse sentido, caso deseje se informar melhor a respeito da nanotecnologia na indústria química, você pode procurar o Talk SCIENCE, que é um blog com diversos conteúdos relacionados a indústria farmacêutica, cosmética e de química analítica.

Gostou do nosso post? Então, aproveite ler outras matérias aqui no blog! let´s talk!

  

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Talk Science, em Indústria Cosmética

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.