Indústria farmacêutica

Como utilizar os influenciadores digitais na estratégia de marketing da indústria farmacêutica?

Escrito por Talk Science

23 MAR 2021 - 18H00 (Atualizada em 17 JUL 2021 - 13H35)

A era digital já conseguiu transformar o setor farmacêutico de várias formas. Por causa dela, já se consegue desenvolver informações mais transparentes, tratamentos mais eficientes e a comunicação com o paciente. Como muitos sabem, o Marketing 4.0 veio para revolucionar o mercado consumidor e, claro, com ele também surge o grande fenômeno dos influenciadores digitais.

Esses influencers estão realmente dominando todo o cenário com seu poder de inspirar tanto jovens quanto adultos de diversas classes sociais. Eles realmente chegaram para ficar.

De acordo com pesquisa do Instituto QualiBest, os influencers são a segunda fonte de informações para a decisão de compra de um produto ou serviço, ficando atrás somente de amigos e parentes. Quer saber mais sobre o assunto e entender como você pode inserir os influenciadores digitais na estratégia de marketing da indústria farmacêutica? Confira!

O que são influenciadores digitais?

Quem está acompanhando diariamente as novidades do mundo virtual certamente já está acostumado com o termo “digital influencer” ou “influenciador digital”, pois é bastante popular nos dias de hoje. Mas você deve se perguntar: afinal, o que são influenciadores digitais?

Bom, de forma bem resumida, são pessoas das mais variadas áreas de atuação que têm uma grande quantidade de seguidores nas suas redes sociais. Elas utilizam sua influência para que possam construir opiniões e, assim, acabam se destacando na internet por sua atuação presente e intensa nas várias plataformas da web.

É possível que alguns famosos, como atores, cantores e jogadores de futebol, se tornem influencers, pois já existe uma parcela da sociedade que acompanha o que eles estão fazendo no dia a dia. Mas é totalmente possível que uma pessoa seja influencer mesmo se ela não for conhecida antes.

Essas personalidades da internet, de suas próprias casas ou de qualquer outro lugar, demonstram produtos recebidos, usam, atribuem nota e fazem recomendações. Seus seguidores acompanham tudo constantemente pelos stories e posts para saberem o que compram, o que fazem no dia a dia, onde realizam suas compras, pois o objetivo é se sentir próximo do seu “ícone digital”.

Até as farmácias e drogarias estão investindo e apostando nessa ferramenta, já que desejam alavancar a imagem da sua marca e aumentar as vendas. Muitas fazem parcerias com blogueiras regionais, por exemplo, e acabam conquistando ótimos retornos de marca e, claro, financeiro.

Os influenciadores fazem vídeos rápidos, stories, falam sobre os produtos, onde comprar e como usá-los. Além disso, também são postadas fotos dos influenciadores com o produto no feed.

Alguns dos produtos que podem ser trabalhados, por exemplo, são os dermocosméticos e os itens de perfumaria. Sem contar que é possível fazer divulgação de ações promocionais das farmácias e drogarias e ter a presença da celebridade nos dias do evento. As possibilidades são inúmeras e os resultados, incríveis.

Qual é a importância de utilizar os influenciadores digitais na estratégia de marketing da indústria farmacêutica?

Como você pôde ver, os influencers têm uma capacidade muito grande de mobilização junto aos seguidores. Essa influência pode ser realmente decisiva no momento de traçar uma boa estratégia de marketing, sobretudo quando o maior propósito é vender um serviço ou produto.

Afinal de contas, quando se tem alguém com uma audiência bem engajada fazendo a divulgação da marca, é totalmente possível que as pessoas gostem da indicação e adquiram o produto ou serviço.

Mas esses são somente alguns dos benefícios de ter influencers na estratégia de marketing da indústria farmacêutica. Veja, abaixo, outros motivos para começar a usar essa estratégia agora mesmo!

Alcance maior

Quando se estabelece uma parceria para ter o negócio sendo divulgado por um influenciador digital, é possível conquistar outro público. Pode até ser que a marca não tivesse feito o mapeamento do alcance dessa audiência anteriormente e passe a descobrir que eles são o público adequado para a empresa.

Engajamento da audiência

Os influencers têm um poder de persuasão imenso e uma audiência incrível que os segue. Por isso, é possível formar conceitos, ditar tendências e ainda formular algumas opiniões junto aos seguidores. Como esse público gosta tanto do influencer, certamente acata tudo o que ele fala ou indica.

Assim, a possibilidade do serviço ou produto alcançar um público maior e mais propenso a comprar por meio da indicação de um influencer é bem grande.

Diversificação dos canais de comunicação

Atualmente, para conseguir atingir uma quantidade cada vez maior de consumidores, é imprescindível que sejam usados vários canais de comunicação. Nesse sentido, os influenciadores digitais acabam se destacando, uma vez que é raro que ele usem somente uma plataforma.

A maioria dos influenciadores utiliza páginas oficiais no Facebook, canais no YouTube, tem perfis no Instagram e até mesmo um blog. Dessa forma, a marca consegue divulgar sua marca em diversos canais de divulgação, atacando em várias frentes de modo simultâneo.

Resultados mensurados

Com esse tipo de ação, a marca é capaz de mensurar todos os resultados da parceria com o influencer de forma constante. Assim, consegue verificar se aquele é realmente o influenciador adequado para divulgar seu negócio.

Isso tudo é possível porque é divulgado o número de pessoas que compraram o serviço ou produto por meio de uma postagem ou campanha do influenciar. Basta inserir UTM nas URLs que estão direcionando para a página de vendas, por exemplo.

Como escolher os influenciadores certos para fazer a parceria?

Uma parceria com um influenciar digital de relevância certamente vai garantir um excelente resultado para a empresa. Mas é óbvio que isso sempre vai depender de uma decisão acertada, e por isso é preciso considerar alguns pontos. Confira quais são eles:

público-alvo: é fundamental que a audiência do influenciador seja parecida com a da marca. Portanto, o ideal é analisar o público do influencer. Tenha absoluta certeza de que ele realmente condiz com as pessoas que você deseja atrair para seu negócio;

conteúdo: após verificar que o influencer tem o público de que sua marca necessita, é importante conhecer os conteúdos e o tipo de linguagem que ele usa. São fatores que devem estar em conformidade com os do seu negócio; afinal de contas, o influenciador vai ser um tipo de porta-voz da sua marca;

engajamento: o influencer pode ter milhões e milhões de seguidores; no entanto, se o engajamento não for interessante, o resultado para sua marca não vai ser bom. Por isso, o mais indicado é fazer uma análise das métricas do perfil do influencer para se certificar de que suas expectativas vão ser alcançadas;

custos: verifique se o preço cobrado pelo influenciador está de acordo com o orçamento da empresa. Há diversas formas de negociar, e é importante lembrar que cada influenciador vai ter um jeito de cobrar pelo serviço. Geralmente são cobrados valores fixos mensais, custo por clique e custo por exibição do anúncio. Além disso, alguns influencers aceitam serviços ou produtos como forma de pagamento.

O que acha de começar a usar essa incrível estratégia para aumentar as vendas do seu negócio? Sem dúvida alguma, utilizar os influenciadores digitais na estratégia de marketing da indústria farmacêutica é uma grande oportunidade. Isso porque trabalhar com pessoas respeitadas ajuda a marca a ter um grande impacto no comportamento dos consumidores.

E aí, o que achou do texto? Gostou de saber mais sobre a importância dos influencers na estratégia de marketing? Se quiser aprender mais com nossos conteúdos, siga nossa página no Facebook para acompanhar as novidades por lá e let’s talk!


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