Talk Science

Potencial de mercado para cabelos texturizados

Cacheados, crespos ou ondulados são fios que demandam tratamentos especializados para atender a características particulares

Escrito por Talk Science

07 ABR 2022 - 13H53 (Atualizada em 16 MAR 2023 - 14H27)

Cada tipo de cabelo tem a necessidade de ingredientes específicos para mantê-lo com aspecto bonito e saudável. No caso dos fios texturizados, a demanda por tratamentos diferenciados costuma ser ainda maior. Cerca de 70% dos brasileiros têm cabelos ondulados, crespos ou cacheados, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Beleza Natural em parceria com a Universidade de Brasília (UNB). E a indústria de cosméticos já está se adaptando à crescente procura de produtos para esse público. De acordo com uma pesquisa da Mintel, após o início da pandemia, os lançamentos de cosméticos para os fios cacheados aumentaram 7,47% em comparação a 2019. A tendência é que cada vez mais empresas criem linhas com fórmulas inovadoras para atender essa demanda

.

TRANSIÇÃO CAPILAR

Impulsionadas pelo fechamento dos salões de beleza durante a pandemia, muitas mulheres começaram a realizar a transição capilar com o objetivo de deixar os fios livres de alisamento e outras químicas. Porém, durante o processo, o cabelo fica com diferentes texturas, como raiz mais volumosa e pontas lisas. Pensando especificamente nas necessidades dessas consumidoras, a indústria, aos poucos, tem desenvolvido cosméticos próprios para reduzir os efeitos da transição, nutrir os fios e auxiliar no crescimento saudável dos cabelos.

COSMÉTICOS PARA OS DIFERENTES TIPOS DE FIOS

Alguns dos tratamentos têm função de hidratação, nutrição, reparação e definição, muitas vezes também são disponibilizados em produtos naturais e veganos.

Para os cabelos cacheados e crespos, que, geralmente, são mais ressecados, devido ao formato da haste, há opções de cremes mais grossos e com função hidratante. No caso dos fios ondulados, que costumam ser oleosos na raiz e ressecados nas pontas, são indicados cremes leves, como géis, gelatinas e mousses.

Já os cabelos texturizados que sofrem com caspas e coceiras, devido ao uso excessivo de modeladores e finalizadores, é indicado o uso de xampus formulados com óleo de coco e sem sulfatos, corantes e parabenos, a fim de fazer uma limpeza profunda, sem deixar a hidratação de lado.

UM MERCADO PROMISSOR

Segundo uma pesquisa da plataforma Texture Media, pessoas com fios cacheados gastam até 100% mais em cosméticos para o cabelo. E 91% delas desejam estar sempre incluindo novos produtos à rotina capilar. Esse é um mercado com grande potencial e que tem sido explorado por empresas globais, inclusive por marcas de luxo.

À medida que as companhias entendem as necessidades dos consumidores que procuram cuidados para os cabelos texturizados, a variedade de novos produtos para promover o tratamento adequado a esses fios só tende a crescer.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Talk Science, em Talk Science

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.