O cafezinho da manhã e o azeite usado na salada têm mais em comum do que o fato de estarem presentes todos os dias na mesa dos brasileiros. É que ambos são resultados da mesma técnica de melhoramento: a filtração. O uso de filtros em qualquer tipo de indústria é apenas um dos muitos métodos obtidos graças à química analítica.
Para José Alexandre Marques, consultor da Associação Brasileira das Empresas de Filtros (Abrafiltros), esse segmento da Química foca em separar, identificar e determinar quantitativamente e qualitativamente os componentes de uma amostra. “A filtração tem a importância fundamental de prover confiabilidade na obtenção de resultados das medições”, afirma.
Um exemplo é o azeite. Para realizar sua classificação é necessário efetuar as análises química e organoléptica (cor, brilho, odor, sabor e textura). E o uso de filtros nesse processo auxilia ainda mais na criação do produto final, melhorando a aparência e aumentando o prazo de validade em torno de seis meses. Sem a realização da filtragem, as partículas podem acelerar o processo natural de oxidação.
Outro exemplo do nosso cotidiano, que nos ajuda a entender a importância e evolução dos filtros, é no consumo de café. Segundo o especialista, antigamente, usava-se tecido para filtrar o pó, mas que com o tempo de uso, ele acabava laceando e deixava passar uma granulometria maior. Com a criação do filtro de papel para o consumo da bebida, essa estrutura mais rígida ajudou a reduzir a borra formada no fundo da xícara.
“A evolução torna-se fácil de visualizar pelo crescente desenvolvimento desde os primórdios com filtros de lã, de panos, de papel, mantas de tecido, membranas porosas com ou sem carga modificada, membranas de ultrafiltração, nanofiltração e osmose reversa”, acrescenta o consultor da Abrafiltros. Ainda segundo Marques, houve um maior aprimoramento dos dispositivos de filtração (suportes) e vasos de pressão (filtros) para acomodá-los.
A filtração pode ocorrer por gravidade (com auxílio de vácuo), com cápsula conectada a uma seringa, com holder ou uma cápsula conectada a uma bomba, entre outras opções, garantindo eficiência, rapidez e acuracidade ao usuário. “As cápsulas, de fato, apresentaram grande crescimento em disponibilidade de tamanhos e meios filtrantes e se consolidam como sistema fechado, seguro e prático em suas utilizações”, finaliza Marques.
Vantagens dos filtros
Os filtros auxiliam principalmente na remoção de contaminantes em qualquer processo industrial, permitindo melhorar a qualidade do fluido filtrado:
História da filtração
A história da filtração começou em 2000 A.C. com o primeiro filtro cerâmico para separação da melhoria da qualidade da água, fabricado a partir de rocha porosa de calcário, no Egito. O mais antigo sistema de tratamento de água com zeólitas e quartzo foi identificado em Tikal, Guatemala, de 600 a 900 A.C. entre as cidades das Américas.
Na China, em 1600 A.C., eram utilizadas prensa de madeira como filtro para extrair o chá. Já em 1543/1292 A.C., filtros prensa de saco eram usados na produção de vinho no Egito. Latinos e romanos usaram, entre 100 e 400 D.C., filtros prensa de madeira para produção de óleo e vinho. Já na Índia, os primeiros filtros eram fabricados com areia e cascalho para melhorar a qualidade da água.
Fonte: Info Escola, Universidade Federal de Minas Gerais, Autoridade de Segurança Alimentar e Econômica de Portugal, UOL, AirLink Filtros, Scielo, Merck e Abrafiltros.
Saúde Pública e a Indústria Farmacêutica: Desafios, Inovações e Oportunidades para o Futuro
Como a indústria farmacêutica impacta a saúde pública com inovações, desafios superados e oportunidades para um futuro mais acessível e sustentável.
O Que é Manipulação Genética: Impactos e Aplicações nos Biobancos e na Biotecnologia
Entenda o que é manipulação genética, suas aplicações nos biobancos e como essa tecnologia está transformando a biotecnologia e a saúde.
Tipos de Reações Químicas: Entenda Cada Uma e Suas Aplicações
Os principais tipos de reações químicas, suas características e exemplos práticos. Veja também as inovações e impacto na ciência e na indústria.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.