Indústria de química analítica

Analitica Latin America encerra com recorde de público e tem a maior edição em 10 anos

Evento reuniu mais de 350 marcas, 14 mil visitantes e movimentou R$ 13,5 milhões em negócios já no primeiro dia

Escrito por Casa9

29 SET 2025 - 09H31

A Analitica Latin America encerra a 18ª edição com um recorde histórico de visitantes: 14.330 - superando em quase 50% o público alcançado em 2023. Pouco mais de 3.500 desse total vieram do ABRAFATI Show, principal evento do segmento de tintas, revestimentos e insumos para pinturas da América Latina, realizado simultaneamente à feira, mostrando a sinergia entre os mercados.

Considerada a principal vitrine do mercado químico analítico da América Latina, a Analitica Latin America segue se consolidando como um ponto estratégico para negócios nos setores de alimentos e bebidas, químico e petroquímico, farmacêutico, cosmético, água e saneamento, agropecuário, laboratórios e biotecnologia.

Promovido pela NürnbergMesse Brasil, o evento, realizado entre os dias 23 e 25 de setembro no São Paulo Expo, reuniu mais de 350 marcas e registrou, somente no primeiro dia e em apenas duas horas de reuniões, mais de R$ 13,5 milhões em novos negócios. “O resultado foi um sucesso. O movimento intenso e o alto volume de oportunidades comerciais confirmam que a química analítica está presente em nosso cotidiano e como o mercado necessita desse encontro”, comemora Viviane Ferreira, head do portfólio Life Science da organizadora da feira.

Público diversificado e qualificado

O crescimento de público internacional foi destaque nesta edição. Foram mais de 450 participantes estrangeiros, representando um aumento de 30% em relação a 2023. A visitação estrangeira mostra o quanto o evento é relevante para a América Latina, reforçando o papel estratégico de experiências como o Analitica Road Show, que levou, pela primeira vez, o encontro para o Chile no ano passado.

Dentro das fronteiras nacionais, o perfil dos visitantes também reforçou a abrangência do encontro: de estudantes em formação a gestores de qualidade de diferentes regiões do Brasil. O aluno do Senai de Suzano, na Grande São Paulo, Victor Ananias Santos, conheceu os lançamentos e se impressionou com o que viu. “Aqui vejo instrumentos mais avançados do que os que usamos e é muito gratificante estar em um lugar assim”, afirmou.

De Goiás, a coordenadora de controle de qualidade Danubia Cristina Lazaro, da farmacêutica Gemini, ressaltou a evolução do evento. “Vim em busca de novos equipamentos de tecnologia para laboratório e notei que a feira está crescendo em qualidade”, disse.

Expositores satisfeitos

A satisfação também se refletiu nos expositores. A Bio Scie, indústria especializada em solventes e reagentes de alta pureza, recebeu intenso fluxo de visitantes durante os três dias de evento. “Essa feira é uma vitrine perfeita para nosso negócio, reunindo players importantes do mercado e sempre trazendo inovação para o nosso hall de atuação”, afirma Lucas Oliveira Gomes, coordenador técnico de produto da companhia.

A gerente de vendas, Karina Takemoto, que representa o grupo francês Solabia, deseja que, em um futuro próximo, a exposição ocorra anualmente. “É uma vitrine muito importante. Queria que tivesse todos os anos. O evento foi excelente. A gente já consegue ver o retorno do investimento que fizemos para participar. Foi muito bom”. O grupo comprou, há dois anos, a Laborclin e, em 2024, adquiriu a Plastlabor, compondo a Solabia no Brasil.

De testes rápidos de hanseníase a laboratórios 100% inteligentes

Pelos corredores, as inovações chamavam atenção por conta própria. Levar conhecimento e despertar novas possibilidades na indústria química analítica não é tarefa simples, mas a Analitica Latin America cumpriu esse papel ao reunir soluções que dialogam com diferentes nichos do mercado. Entre os lançamentos estavam testes rápidos de hanseníase, equipamentos capazes de medir a hidratação da pele em tempo real, laboratórios digitais e inteligentes, com inteligência artificial integrada, além de dispositivos portáteis que cabem no bolso.

“Exposições como esta reforçam não apenas a relevância da química analítica, mas também o papel estratégico do evento em dar visibilidade a inovações resultantes de anos de pesquisa. Sem dúvida, esta é a feira que o mercado precisa conhecer”, destacou Sabrina Alves, gerente de marketing da Metrohm no Brasil.

Foco em conhecimento e no futuro do mercado

Durante os três dias, a Analitica Latin America também foi palco do 10º Congresso Analitica, que reuniu especialistas para debater tendências e inovações em áreas como alimentícia, farmacêutica, energias alternativas, química verde e controle de qualidade de combustíveis. O encontro, voltado a acadêmicos, profissionais de P&D e técnicos da indústria, contou pela primeira vez com a parceria da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e foi encerrado com uma programação elaborada pelo ENQA (Encontro Nacional de Química Analítica).

Instituições e empresas de peso como ABIQUIFI, USP, Unicamp, Cromatografando e Bioscience marcaram presença nas discussões. “De forma geral, a curadoria trouxe temas de A a Z, permitindo debater o futuro de um setor essencial: a ciência da vida”, ressalta Viviane Ferreira, que representa a promotora da feira.

Próximas edições confirmadas

O calendário da Analitica Latin America já tem novos encontros definidos. Em setembro de 2026, a 2ª edição do Analitica Road Show desembarca em Santiago, no Chile, ampliando a presença internacional da marca. No ano seguinte, entre 28 e 30 de setembro, o São Paulo Expo receberá a 19ª edição da feira.

Organizado pela NürnbergMesse Brasil, o evento é realizado a cada dois anos em São Paulo, mas a proposta é manter o setor em debate também nos anos intercalares. “O interesse do mercado é tão forte que algumas empresas já confirmaram participação para a próxima edição. Isso reforça nossa missão de ampliar o debate e consolidar o ecossistema da química analítica na América Latina”, destaca Viviane Ferreira, head do portfólio Life Science da NMB.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Casa9, em Indústria de química analítica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.