Indústria de química analítica

Laboratórios do futuro: tecnologias que otimizam processos são destaque na Analitica Latin America

Soluções de automação e instrumentação prometem mais precisão, rapidez e sustentabilidade

Escrito por Casa9

25 SET 2025 - 00H41

Utilizar menos insumos, reduzir processos e maximizar o rendimento são os principais objetivos dos laboratórios. Sabendo disso, os expositores que participam da Analitica Latin America, maior evento voltado para companhias, especialistas e profissionais do setor de química analítica da América Latina, apresentaram tecnologias e soluções que auxiliam a indústria, de maneira geral, a atingir essas metas.

A Mettler Toledo, que desenvolve instrumentos com foco no controle de qualidade, expôs novidades para atender a essa demanda do mercado. “Nossa proposta é trazer eficiência, melhorar a produtividade e a confiabilidade. Existem normas e regulamentações específicas que as indústrias precisam se enquadrar quando vão desenvolver um novo produto, uma vacina, um medicamento ou um produto alimentício, por exemplo, e otimizamos isso", exemplifica Pierre Delmori, diretor comercial da empresa, destacando que os laboratórios se beneficiam com esse custo-benefício e o consumidor final pela qualidade fornecida aos produtos.

Pierre destacou a automação de equipamentos por meio da robótica, mantendo uma entrega com alta precisão e resolução. “Nós temos hoje uma plataforma de software específica que consegue comunicar todos os nossos equipamentos, reunindo as informações e fazendo a gestão de dados em um só lugar. Isso elimina a etapa do analista ter que anotar o dado, correndo o risco de perder essa informação”. Ele acrescentou ainda que há o uso de inteligência artificial em determinados processos. “Em calorimetria, por exemplo, nós temos um outro software que faz a gestão e, com uso de IA, identifica o dado de forma rápida”.

Amabile Chacon, especialista de produtos da linha de extração da Biomedica, distribuidora de produtos e equipamentos da área da saúde e uma das representantes da Himedia no Brasil no segmento de biologia molecular, comenta sobre o equipamento de extração de ácidos nucleicos que está sendo apresentado na feira. Em resumo, o instrumento consegue isolar o DNA ou RNA da amostra alvo e fornecer o resultado procurado em tempo real.

“Pelo fato de ser automatizado, isso substitui a necessidade de uma extração manual. Desta maneira, a entrega dos resultados acontece em um tempo menor, com um risco de contaminação praticamente zero e menos erros também”, explica.

Giovana Galvani, consultora de aplicações da Endress+Hauser, empresa focada em instrumentação, também destaca o foco na otimização de processos. Uma das soluções expostas são os painéis analíticos, que conseguem englobar diversas medições em um único equipamento. Quando se fala de tratamento de água, por exemplo, é necessário medir vários parâmetros para estar de acordo com as normas impostas e com as leis ambientais. Em um mesmo painel, a Endress+Hauser fornece todos esses parâmetros, em uma análise online direta feita por correlação.

“O nosso produto atende a todos os segmentos industriais que necessitam fazer a otimização e automatização dos seus processos. São equipamentos não só de medição, mas de controle por meio de sensores”, esclarece Giovana. “Desta maneira, a empresa consegue se beneficiar economizando recursos, por exemplo”.

Com iniciativas como essas, a Analitica Latin America reforça seu papel como ponto de encontro estratégico para inovação em química analítica, conectando empresas, cientistas e profissionais em busca de soluções que transformam a indústria e beneficiam toda a sociedade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Casa9, em Indústria de química analítica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.