Indústria de química analítica

O que são dispositivos vestíveis? Entenda os principais benefícios

Além de serem capazes de facilitar a rotina do usuário, contribuírem para o acompanhamento da saúde física e mental.

Escrito por Talk Science

08 SET 2021 - 08H50 (Atualizada em 08 SET 2021 - 11H38)

artigo-o-que-sao-dispositivos-vestiveis-entenda-quais-os-principais-beneficios (1)

Os dispositivos vestíveis estão entre as ferramentas de consumo mais desejadas no mundo. É cada vez mais recorrente visualizar notificações por meio de um relógio no pulso, por exemplo. As tecnologias vestíveis consistem em equipamentos eletrônicos com processadores próprios. Mesmo apresentando sensores e processadores, eles dependem de outros dispositivos, como smartphones.

Nesse sentido, é importante ressaltar que os dispositivos vestíveis ganham muito destaque no mercado. A função deles é ampliada para além dos aspectos estéticos. Eles são capazes de facilitar a rotina do usuário e contribuem para o acompanhamento da saúde física e mental.

Continue a leitura e conheça os principais benefícios dos aparelhos vestíveis!

COMO OS DISPOSITIVOS VESTÍVEIS FAZEM PARTE DO DIA A DIA DAS PESSOAS?

Os aparelhos vestíveis estão, cada vez mais, inseridos no dia a dia das pessoas. Dessa maneira, o mercado desses dispositivos na área da saúde está elevado. Essa inovação tecnológica já contribui nos serviços dos provedores de saúde, nas seguradoras e em outras empresas que buscam garantir o bem-estar da população.

As seguradoras, por exemplo, podem reduzir o gasto crescente por paciente utilizando esses dispositivos. Os wearables incentivam ações que favorecem uma melhor qualidade de vida. Muitos profissionais da área de saúde usam essas ferramentas para monitorar os pacientes. Esses dispositivos contribuem significativamente na função de muito trabalhadores.

As pessoas que gostam de deixar as tarefas diárias mais otimizadas, já optam por esses acessórios. É possível receber notificações, acompanhar a hora, marcar ou desmarcar possíveis reuniões. Para que as tarefas sejam realizadas de maneira eficiente, essas ferramentas estão sendo uma ótima opção.

Nos últimos anos a prática de exercícios físicos cresceu significativamente, já que as pessoas estão buscando por uma vida mais saudável. Consequentemente, o uso da tecnologia vestível cresceu, uma vez que eles monitoram sua pressão, frequência cardíaca e respiratória.

Esses instrumentos apresentam uma gama de funcionalidades, sendo que foram elaborados para melhorar a qualidade de vida. Atualmente, eles fazem parte da rotina de milhares de pessoas, eles garantem o bem-estar do indivíduo.

QUAIS AS PRINCIPAIS FINALIDADES DOS DISPOSITIVOS VESTÍVEIS?

Os dispositivos vestíveis apresentam diversos objetivos. Eles podem contribuir em empresas e na vida da população em geral. Eles monitoram diversos aspectos da saúde, conseguem proteger o trabalhador de situações de risco, o gestor consegue saber o perfil dos seus colaboradores.

Nesse contexto, fica mais simples traçar estratégias que melhoram a segurança e qualidade de vida de todos que fazem uso da ferramenta. A tecnologia visa ajudar a sociedade, o que é um ótimo meio para aumentar a expectativa de vida do brasileiro. Um cidadão ao perceber que sua pressão aumentou, pode rapidamente procurar uma unidade de atendimento. Isso pode evitar maiores contratempos.

Os criadores dos dispositivos vestíveis buscam aperfeiçoa-los cada vez mais, pois o intuito é proteger os indivíduos de situações de risco. Eles são usados até mesmo na área de construção civil, já que são capazes de detectar e monitorar o trabalho dos profissionais.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DOS DISPOSITIVOS VESTÍVEIS?

Os dispositivos vestíveis podem gerar diversas vantagens para a empresa. Pois, eles apresentam várias funcionalidades capazes de melhorar o desempenho organizacional. Confira a seguir seus principais benefícios!

PRODUTIVIDADE

Já é possível perceber que muitas atividades são realizadas por meio de dispositivos móveis e vestíveis, elas são feitas de maneira rápida. Desse modo, é possível ser mais produtivo em tarefas do dia a dia. É possível usá-los nas empresas, por exemplo, para simplificar o atendimento ao trabalhador, oferecendo ferramentas de autogestão.

ENGAJAMENTO

A maioria dos profissionais do mercado são formados pela geração Y e Z. Assim, as tecnologias vestíveis são um importante diferencial para conseguir engajar essas pessoas. Pois, essas ferramentas deixam as obrigações mais otimizadas.

MELHOR MONITORAMENTO DA SAÚDE

Os dispositivos vestíveis podem ser tanto úteis no dia a dia de uma pessoa quanto ajudar o desenvolvimento de uma empresa. Por meio dessa ferramenta, é possível monitorar a saúde e o desempenho das atividades de todos os funcionários.

Nesse sentido, quem faz uso dessa tecnologia consegue saber seus batimentos cardíacos, respiração, passos dados e entre outras importantes informações a respeito do seu bem-estar. Com isso, a pessoa consegue saber se está ou não apta para executar determinada tarefa e a organização pode conhecer o desempenho do seu colaborador e, dessa forma, remanejá-lo de cargo.

Logo, os dispositivos vestíveis fazem com que todos saiam ganhando. Visto que o monitoramento melhora a gestão de pessoas e evita problemas com a saúde do colaborador, pois não é nada satisfatório inserir um trabalhador em uma função que ele não vai conseguir realizar com eficiência por causa de sua saúde.

Saiba que a prática de atividades físicas já encontra suporte na tecnologia wearable. Já é possível comprar roupas que apresentam fones de ouvido inseridos e braceletes capazes de calcular o gasto calórico e a frequência cardíaca.

SEGURANÇA DO TRABALHO

Os equipamentos vestíveis são capazes de reduzir os índices de acidentes de trabalho, já que eles podem detectar e mostrar áreas de risco para os colaboradores e, assim, evitar que o funcionário seja exposto ao perigo. Essa é uma ótima estratégia para os negócios que se preocupam com o bem-estar dos seus profissionais. A organização é capaz de limitar a entrada de pessoas em áreas de risco.

COMUNICAÇÃO

Os aparelhos vestíveis otimizam a comunicação entre as pessoas. Com eles fica mais simples o envio e o recebimento de mensagens, por exemplo. Todavia, a pessoa consegue rapidamente responder a outra. Isso permite que informações, notícias e respostas cheguem mais rápido.

Portanto, os dispositivos vestíveis são muito úteis no dia a dia. Com eles as tarefas podem ser melhor executadas, além de conseguir saber algum problema relacionado com a saúde física. As pessoas que gostam de uma vida mais ativa, essas ferramentas são ótimas para conseguir alcançar uma qualidade de vida mesmo na correria. O mercado está cada vez mais exigente, as empresas precisam ter ferramentas que facilitem seu diálogo com os colaboradores, e os dispositivos vestíveis contribuem para o seu destaque no mercado.

Gostou do post? Então, aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos fiquem por dento dos dispositivos vestíveis. Let´s talk!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Talk Science, em Indústria de química analítica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.