Indústria de química analítica

Trabalhos científicos são premiados no 9º Congresso Analitica ENQA

Escrito por Talk Science

27 SET 2023 - 17H08

De um total de 25 trabalhos finalistas, três foram os ganhadores. A escolha foi feita por um corpo de jurados composto por pesquisadores renomados, como Wendell Coltro, professor Associado IV, Diretor do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás e Diretor da Divisão de Química Analítica da Sociedade Brasileira de Química; Juliana Naozuka, docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); além de Thiago Paixão, doutor em Química pela USP, cientista e, atualmente, Coordenador da Área de Química na CAPES. O próprio Thiago conduziu a entrega dos prêmios, que foi realizada na noite do primeiro dia da Analitica Latin America 2023, a principal feira da indústria química analítica da América Latina.

Aline Pereira de Oliveira, de 30 anos, conquistou o primeiro lugar. Ela é formada em Química e passou dois anos na Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, avaliando a competição entre selênio e mercúrio em cogumelos comestíveis. Estudo que fez parte de sua formação no Doutorado. A pesquisadora utilizou o shimeji branco, mais conhecido, e o cogumelo salmão, mais exótico. “Esses fungos acumulam o que está presente nos meios de cultivo. Nós adicionamos mercúrio no substrato, para simular um ambiente potencialmente tóxico, e depois colocamos o selênio. Quando fizemos isso, esse elemento protegeu o cogumelo e também o enriqueceu”, explica Aline. Como prêmio, ela recebeu um voucher de R$ 3 mil para ser usado na NMB Travel, braço da Nürnberg Messe que oferece oportunidades para que líderes brasileiros participem de feiras de negócios no mundo todo.

Além de Aline, os outros dois colocados foram premiados com um voucher de R$ 2 mil reais cada. Davi Marques de Farias, mestre em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora, ficou em segundo lugar com a pesquisa "An Affordable Levofloxacin Electrochemical Device Combining a 3D Printing Pen and Surface Treatment", na categoria Eletroquímica e Eletroanalítica. E, em terceiro lugar, ficou o estudo encabeçado por Raul de Macedo Queixada, da Universidade Federal Tecnológica do Paraná, "Utilização de Ressonância Plasmônica de Superfície (SPR) para Medição do Nível de Troponina Cardíaca no Sangue"; na categoria Métodos Ópticos de Análise.

Todas as pesquisas finalistas ficarão expostas em uma área reservada do pavilhão durante os três dias de evento. A Analitica Latin America está na 17ª edição e é realizada no São Paulo Expo até a próxima quinta-feira, dia 28 de setembro. Garanta sua vaga aqui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Talk Science, em Indústria de química analítica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.