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A importância do networking em feiras e eventos

As feiras concentram muitas pessoas diferentes no mesmo local, onde você pode apresentar o seu negócio, trocar cartões e até discutir informações sobre o mercado

Escrito por Talk Science

10 NOV 2021 - 10H43 (Atualizada em 10 NOV 2021 - 11H37)

O futuro já chegou e no mundo atual, onde os negócios se desenvolvem com muita rapidez, ter uma rede de contatos robusta é essencial para garantir o sucesso profissional tanto de pessoas físicas quanto de empresas. Essa rede de contatos e as negociações que surgem a partir dela costumam ser o resultado do networking feito em feiras e eventos.

As feiras concentram muitas pessoas diferentes no mesmo local, onde você pode apresentar o seu negócio, trocar cartões e até discutir informações sobre o mercado. Tudo isso faz do networking em feiras e eventos uma ferramenta importantíssima no mundo dos negócios.

Neste artigo vamos explorar as características de um bom networking e apresentar algumas dicas para aproveitar as feiras ao máximo, aumentando as suas chances de sucesso para fazer novos contatos e explorar possibilidades de mercado.

NETWORKING EM FEIRAS: COMO FAZER

Três pilares sustentam a arte do networking: iniciativa, estratégia e bom senso. As feiras e grandes eventos costumam contar com uma grande quantidade de atividades, então é necessário fazer um planejamento prévio. Estabeleça quais são as empresas e pessoas com as quais você quer se conectar e as atividades essenciais para participar. Ao montar a sua agenda de networking antes de chegar ao evento você otimiza o seu tempo.

A estratégia sempre deve estar alinhada ao seu objetivo. Saiba quem são as pessoas mais importantes para o seu negócio e tente prever em qual momento você conseguirá iniciar um contato com elas. Foque nas pessoas e empresas que têm relação direta com o seu negócio.

Ao iniciar uma conversa, tenha bom senso para perceber a reação do seu interlocutor. Apresente-se com clareza, escute o que a outra pessoa tem a dizer e não perca as deixas para aprofundar mais nos assuntos que lhe interessar.

Hoje em dia, os cartões de visita digitais estão em alta, já que, ao escanear um código QR, todas as informações pertinentes ficam armazenadas no celular. Mas, apesar dessa facilidade, às vezes o cartão de visita digital não funciona tão bem, já que após o escaneamento do código QR há altas chances de a informação ficar esquecida para sempre no celular. Por isso, é recomendado ter em mãos também o bom e velho cartão de visita físico.

Aproveite os Coffee Breaks e os Happy Hours da feira para fazer o máximo de networking possível. Esses intervalos são momentos de descontração, mas também de muito foco para criar novos contatos e saber mais sobre as pessoas presentes naquele local. Depois da feira ou do evento, não se esqueça de enviar um e-mail aos seus novos contatos. Coloque-se à disposição para continuar as conversas iniciadas e, assim, você consolida o ciclo de networking!

NETWORKING PÓS PANDEMIA: O MODELO HÍBRIDO

Segundo Vaibhav Jain, CEO da plataforma de eventos virtuais Hubilo, as feiras de negócio podem ser revolucionadas pelo formato híbrido, que mistura o evento presencial com um ambiente virtual. Ele explica que as plataformas de evento tornaram o networking ainda mais inteligente, já que impulsionam a criatividade e motivam os participantes a se envolverem com mais profundidade.

Já existe até um “Tinder” para eventos e feiras, sabia? Chama Matchmaking e funciona de maneira análoga ao aplicativo de relacionamentos, só que no mundo dos negócios. Os participantes do evento criam seus perfis e você pode dar “match” com aqueles que mais lhe interessam. Isso facilita a abertura do canal de comunicação, já dando o primeiro passo em direção ao networking.

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