Não é só a pele que sofre consequências com o avanço da idade, os cabelos também tendem a passar por adversidades que demandam cuidado especial, como afinamento e quebra dos fios, aumento na queda e ressecamento. Além dos efeitos causados pelo envelhecimento, alguns fatores podem agravar a perda de melanina, como o estresse, o uso de alguns medicamentos e determinadas doenças, como disfunções da tireoide e anemia perniciosa. Diante disso, a indústria cosmética tem desenvolvido, cada vez mais, produtos diversificados, voltados para o público que deseja assumir os fios grisalhos, sem deixar a proteção de lado.
POR QUE INVESTIR NESTE MERCADO
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que, até 2050, o Brasil seja o quarto país do mundo com a maior quantidade de idosos. E a projeção do instituto prevê que, em 2043, um quarto da população brasileira terá idade superior a 60 anos. Além disso, a aceitação - especialmente das mulheres, que sofrem mais julgamentos que os homens - em relação aos fios grisalhos está em constante crescimento, principalmente após o início da pandemia.
Com a paralisação que fechou os salões de beleza por mais de 4 meses, muitas mulheres tiveram que largar a coloração e, inspiradas por algumas celebridades, resolveram assumir os cabelos brancos, se livrarem das químicas e se libertarem dos padrões de beleza impostos pela sociedade. De acordo com um estudo da Mintel, realizado em 2020, 68% das mulheres, entre 25 e 64 anos, pensam em manter os fios brancos e, algumas, inclusive, desejam tingir o cabelo para uniformizar o tom com mais rapidez.
FORMULAÇÕES ESPECÍFICAS
Com a finalidade de ajudar os consumidores a manter os cabelos brancos saudáveis, as marcas têm fabricado produtos com componentes específicos para tratar essas madeixas.
Para auxiliar na reposição de massa capilar, são utilizadas na formulação vitaminas como o Lipcuat 7, um lipossoma nutritivo multivitamínico que penetra na fibra e intensifica a nutrição dos fios, tornando-os mais resistentes, macios e sedosos.
Também é possível encontrar no mercado cosméticos que previnem o envelhecimento do bulbo capilar, reduzem a queda dos cabelos e favorecem o crescimento dos fios. Eles, geralmente, são compostos por peptídeos sintéticos ancorados em biotinas com ingredientes fitoquímicos de origem natural. Há ainda produtos com índice de carbono renovável, 100% naturais, que hidratam os cabelos fragilizados sem prejudicar o meio ambiente.
Expectativas do Consumidor no Mercado de Cosméticos
Descubra como as expectativas do consumidor estão moldando o mercado de cosméticos com foco em sustentabilidade, personalização e inovação.
Qualidade no Processo Produtivo de Cosméticos
Saiba como garantir qualidade no processo produtivo de cosméticos com boas práticas, inovação e conformidade regulatória para conquistar o consumidor.
Sustentabilidade na Indústria de Cosméticos: Práticas, Desafios e Inovações para um Futuro Mais Verde
Como a sustentabilidade está transformando a indústria de cosméticos com práticas éticas, inovações verdes e embalagens ecológicas.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.