O aperto na renda e o maior conhecimento dos consumidores a respeito do que podem esperar dos produtos de hair care impõem aos fabricantes desafios para os próximos lançamentos. Cada vez mais, as marcas são pressionadas a tornarem claramente perceptíveis os efeitos dos produtos nos fios ou no couro cabeludo logo no primeiro uso. Dentre os benefícios instantâneos mais esperados estão hidratação, reparação, brilho, maciez, redução de volume, controle do frizz e ação nos problemas relacionados ao couro cabeludo.
A busca por efeitos imediatos estimula a chegada de novos produtos ao mercado. A consultoria britânica Euromonitor aponta que o ritmo de lançamentos de hair care segue acelerado. A estimativa da consultoria é de crescimento de 16,9% até 2025, quando as vendas deverão atingir R$ 27,1 bilhões.
A tendência pela adoção de produtos com benefícios instantâneos foi impulsionada pela pandemia de Covid-19, que incentivou o autocuidado devido ao fechamento dos salões de beleza na quarentena. Os relatos de pessoas que assumiram os cabelos brancos, abandonaram as químicas ou iniciaram o processo de transição capilar foram expressivos.
Lidar com a nova realidade gerou a busca por produtos de fácil aplicação. A tendência levou ao crescimento da modalidade chamada de SOS Hair Care e também conquistou aqueles que não abriram mão de tratamentos mais completos.
Comportamento
A busca por benefícios instantâneos em produtos de hair care também se baseia nos hábitos de uma sociedade cada vez mais imediatista. De acordo com Julia Alves, diretora de marketing e educação do grupo Alfaparf, o avanço da tecnologia e o fato de cada vez mais as pessoas estarem conectadas colaboram para isso.
“As pessoas querem também resultados para ontem, seja com a entrega rápida de uma compra online ou com o efeito de um produto nos cabelos. Ainda mais para as que buscam tratamentos em casa. A maioria não tem tempo e procura por produtos que ofereçam efeitos rápidos e eficazes, que se encaixem na correria do dia a dia”, avalia.
De olho nesse comportamento, o grupo lançou uma linha de produtos de hidratação instantânea. Os condicionadores SOS Instant não exigem pausas. A formulação contém extrato de sementes de moringa, com ação condicionante e efeito reparador, e óleos vegetais de coco, abacate, argan, girassol e linhaça, que auxiliam no brilho e reparação.
Tecnologia
Os fabricantes de eletroportáteis também correram para oferecer soluções aos consumidores que buscam uma rotina com maior praticidade. Britânia e Philco passaram a oferecer escovas secadoras cada vez mais completas.
Práticas e fáceis de manusear, as escovas secam, alisam e modelam os fios rapidamente. Os fabricantes prometem um resultado de salão sem sair de casa, possível graças ao avanço da tecnologia que permite que os equipamentos alcancem diferentes níveis de temperaturas, de velocidades e que possam ser usados tanto em cabelos secos quanto molhados.
Fonte: Cosmetic Innovation, Inspire Bio e Caras
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