Indústria Cosmética

Vitaminas em cosméticos: Entenda a importância de cada uma

Saiba a função de cada uma das vitaminas presentes no skincare e haircare e como a indústria usa essas substâncias

Escrito por Talk Science

24 MAR 2022 - 15H34 (Atualizada em 24 MAR 2022 - 15H35)

VITAMINAS EM COSMÉTICOS: ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE CADA UMA

Saiba a função de cada uma das vitaminas presentes no skincare e haircare e como a indústria usa essas substâncias

As vitaminas são compostos orgânicos vitais para o bom funcionamento do organismo. Elas fortalecem o sistema imunológico e contribuem com o desempenho correto do metabolismo, evitando anemia, doenças neurológicas e outros problemas de saúde. No entanto, as vitaminas não estão presentes apenas na alimentação, mas são frequentemente utilizadas na composição dos mais variados cosméticos existentes no mercado.

BENEFÍCIOS DAS VITAMINAS EM COSMÉTICOS

Na indústria cosmética, as vitaminas são muito utilizadas na elaboração de produtos como maquiagens, cremes, xampus e protetores solares. Elas possuem ação antioxidante, que auxilia nos cuidados com a pele e o cabelo, e são excelentes aliadas na produção de cosméticos antienvelhecimento.

VITAMINA A

Repleta de benefícios, a vitamina A ajuda no controle da oleosidade da pele, auxilia na remoção de manchas, reduz o ressecamento e acelera o crescimento dos cabelos. Ela também influencia na melhora da resposta imunológica, reduz o desenvolvimento de alguns tumores malignos e os efeitos de determinadas doenças infecciosas. Ultimamente, seu uso tem sido assíduo no tratamento de acne, psoríase, fotoenvelhecimento e prevenção de tumores cutâneos.

VITAMINA C

Uma das mais comuns em sabonetes, hidratantes e máscaras faciais, a vitamina C é um potente antioxidante, que torna o organismo mais resistente às infecções e protege a pele contra a ação dos radicais livres. Além disso, atua na formação do colágeno, evitando a formação de rugas e linhas de expressão. Além de ajudar na produção de melanina, garantindo a coloração da pele e protegendo o corpo e organismo dos impactos da radiação ultravioleta.

VITAMINA E

Utilizada em cosméticos como tocoferol e acetato de tocoferila, a vitamina E age contra os radicais livres, combate o envelhecimento precoce e melhora a aparência da pele e dos cabelos. Ela é importante principalmente para ajudar a manter a hidratação natural da pele, sendo um dos principais componentes de produtos hidratantes para o rosto e corpo.

PROIBIÇÃO DA VITAMINA K

No dia 4 de janeiro de 2010, a Anvisa divulgou o Parecer Técnico n°1, em que proíbe a utilização de vitamina K, em todas as suas formas, em cosméticos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária alega que não é necessária a aplicação tópica dessa vitamina, considerando que ela está presente em alimentos - como vegetais verdes e fígado de animais - e é produzida naturalmente pela flora intestinal.

Um dos papéis mais importantes da vitamina K é o auxílio no equilíbrio e manutenção da coagulação sanguínea, evitando pequenos sangramentos que provocam manchas, como a equimose. O nutriente também atua na fixação de cálcio no organismo e contribui com a proteção do sistema cardiovascular.

Segundo a Anvisa, o ativo apresenta um alto risco ao ser utilizado para tratar pacientes com hipoprotrombinemia, fibrose cística e usado como antídoto para drogas cumarínicas. Além disso, há diversos relatos de dermatites de contato alérgicas e dermatoses ocupacionais alérgicas ocorridas no local de aplicação da vitamina.

Skincare e haircare

Mas na grande maioria, a utilização de vitaminas na formulação de cosméticos é fundamental principalmente para auxiliar na prevenção e tratamento dos sinais de envelhecimento e evitar doenças de pele, além de desordens cutâneas. Com a rotina de cuidados com a pele e o cabelo cada vez mais comum entre mulheres e homens, a tendência é que haja uma conscientização e preferência, desde cedo (início da fase adulta), por cosméticos que contenham vitaminas em sua composição.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Talk Science, em Indústria Cosmética

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.