Indústria farmacêutica

Com mais de 100 marcas estreantes, principais feiras das indústrias farmacêutica e cosmética começam em São Paulo

Para organização, procura pela FCE Pharma e FCE Cosmetique é reflexo do bom momento dos dois segmentos

Escrito por Casa9

10 JUN 2025 - 19H09 (Atualizada em 10 JUN 2025 - 20H16)

Começou hoje, em São Paulo, a FCE Pharma e a FCE Cosmetique, principais encontros das indústrias farmacêutica e cosmética da América Latina. Já bem tradicionais no calendário nacional de eventos de negócios, este ano um número chama a atenção: o de novos expositores. “Em todas as edições temos novas empresas com a gente, mas a de 2025 de fato surpreende e revela, em primeiro lugar, o reconhecimento do mercado da importância das feiras. Depois, o bom momento desses dois setores tão fundamentais para a economia nacional”, afirma Viviane Ferreira, Head de Produto da NürnbergMesse Brasil, promotora dos eventos.

A indústria farmacêutica nacional projeta um crescimento de 9,3% em 2025, segundo levantamento da IQVIA, enquanto o setor de cosméticos pretende movimentar cerca de R$ 32 bilhões até 2027, de acordo com a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).

Pela primeira vez na FCE Pharma, a Saint-Gobain, uma empresa de 360 anos de história, quis apresentar seu núcleo de Life Science. “Dentro do Brasil a gente não tem esse awareness. Então é muito importante participar dessa feira para aumentar o valor da marca, para as pessoas conhecerem nosso portfólio de soluções. Hoje, nosso principal foco é coengenharia, é desenvolver soluções que o cliente precisa, na hora em que ele precisa”, diz Rodrigo Costa, gerente de negócios dessa vertente da marca.

A SkinLab Cosméticos é estreante com estande próprio na FCE Cosmetique e atua na terceirização da criação, desenvolvimento, produção e envase de cosméticos. Segundo a diretora Nicolli Cardoso, o mercado aquecido faz com que as empresas queiram ganhar visibilidade. Por isso a importância de participar da feira. “Está difícil até contratar pessoas neste momento da indústria”, revela.

Foi para recepcionar os novos e já veteranos expositores, assim como o público do evento, que a organização firmou uma parceria com a L’Essence para desenvolver uma fragrância exclusiva para o encontro. Quatro opções foram apresentadas e a escolhida foi a que remete a relaxamento. “O nosso objetivo é proporcionar uma experiência agradável às pessoas. E sabemos que o trânsito, o deslocamento e a fila de entrada em qualquer evento podem ser estressantes. Por isso escolhemos uma essência que transforme o astral dos visitantes no momento em que eles entram no pavilhão. Assim, aqui dentro, eles focam no que realmente importa: geração de negócios”, diz Viviane.

Conteúdo qualificado

Além de proporcionar networking e apresentar as principais inovações em produtos e serviços, a FCE Pharma e a FCE Cosmetique se destacam pelo conteúdo. Nos eventos, profissionais renomados do mercado palestram e compartilham informações importantes para o avanço da indústria. Na Arena Talk Science, por exemplo, todos os dias, das 14 às 18h, são realizadas palestras gratuitas que abordam de Inteligência Artificial a ativos nanotecnológicos.

Na abertura do espaço, destaque para a apresentação de Livia Zaparoli Salles, Instrutora de Formação Profissional do SENAI, que abordou as tendências do mercado de cosméticos veganos, destacando a crescente busca por ingredientes naturais, o impacto da sustentabilidade nas escolhas de consumo e o papel da inovação no desenvolvimento de novos produtos.

Temas esses em comum entre os expositores das feiras, que apostaram em soluções naturais, sustentáveis e inovadoras para expor no pavilhão, resultando no interesse de pessoas como o Samuel Azevedo. O CEO da Astonfarma, do Paraná, faz questão de visitar o evento todos os anos. “É a minha quinta vez aqui, nessa que é uma das únicas feiras que eu participo. Isso porque a FCE Pharma tem um detalhe: como é uma feira internacional, tudo aquilo que está rodando de inovação nesse mercado globalizado, a gente tem a oportunidade de ver aqui”.

A opinião é compartilhada por Tatiane Cello, supervisora comercial da &co, indústria de cosméticos. “A gente sempre busca parcerias na FCE Cosmetique e vem para conhecer melhor o mercado. A marca participa todos os anos”.

A FCE Pharma e a FCE Cosmetique são realizadas no São Paulo Expo até o dia 12 de junho e são exclusivas a profissionais dos segmentos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Casa9, em Indústria farmacêutica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.