Indústria farmacêutica

Entenda os impactos da digitalização da indústria farmacêutica

A internet é um recurso que precisa ser usado como ferramenta de trabalho, pois, em um mundo cada vez mais ágil, boa parte das coisas pode ser resolvida virtualmente.

Escrito por Talk Science

13 OUT 2021 - 17H25 (Atualizada em 13 OUT 2021 - 17H43)

Desde o começo da pandemia do novo coronavírus, a realidade de muitas empresas foi modificada, visto que precisavam adaptar sua produção ao “novo normal”. Diante disso, a digitalização da indústria farmacêutica foi uma das mudanças realizadas nos últimos que tem trazido grandes benefícios à sociedade.

A digitalização é o ato de utilizar as tecnologias e os serviços digitais a fim de melhorar a prestação de serviços e, por consequência, aumentar a satisfação dos consumidores. Logo, com o isolamento social que a população está vivendo, esse processo se acelerou ainda mais, afinal, a venda online tem se tornado a melhor opção para muitos indivíduos.

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IMPACTOS DA DIGITALIZAÇÃO NO CAMPO FARMACÊUTICO

A internet é um recurso que precisa ser usado como ferramenta de trabalho, pois, em um mundo cada vez mais ágil, boa parte das coisas pode ser resolvida virtualmente.

Nesse viés, o uso da digitalização tem ajudado os farmacêuticos em diversos setores:

  • etapas de produção;
  • melhoramento;
  • estocagem;
  • vendas;
  • entrega.

Dessa forma, por meio de plataformas digitais os colaboradores conseguem obter todos os dados de que precisam sobre os insumos, além de saber o nível de satisfação no mercado.

AGILIDADE NA FABRICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E ENTREGA

É fato que a transformação digital tem sido uma realidade no âmbito da saúde que, além de aumentar a lucratividade de algumas drogarias, tem gerado maior qualidade de vida aos consumidores.

Em virtude disso, como forma de evitar a proliferação do vírus e seguindo as medidas preventivas estipuladas pela OMS, muitos indivíduos não têm comprado seus produtos em lojas físicas, preferindo, então, a segurança e a comodidade das suas casas para realizar compras virtualmente.

Muitas farmácias têm criado sites personalizados de vendas, com portfólios atualizados de medicamentos e insumos da área de higiene e beleza. Além disso, desenvolveram, por meio do envio das receitas de forma online, uma forma de atender àqueles clientes que precisam de remédios controlados.

MERCADO MAIS COMPETITIVO

O mercado está a cada dia mais competitivo. O tempo de produção e o custo de determinados produtos são peças essenciais para dar visibilidade a qualquer empresa. Logo, a digitalização colabora para maior eficiência nas etapas de produção.

Em virtude disso, as empresas farmacêuticas que dispõem de equipamentos tecnológicos, profissionais formados na área digital e laboratórios bem-estruturados conseguem, de maneira rápida, atender à demanda da população, afinal, muitos países precisam com urgência de soros, vacinas e medicamentos.

Logo, investir na digitalização é colocar a satisfação do cliente no centro de toda a atividade laboral, seja ela qual for. Entender as necessidades de cada um e criar uma comunicação fluida entre os consumidores é fundamental para aumentar o rendimento financeiro da farmácia.

TECNOLOGIA 4.0

Em primeiro lugar, para implementar com sucesso as tecnologias da Indústria 4.0, as indústrias farmacêuticas precisam analisar alguns fatores. Inicialmente, é preciso fazer testes de tecnologias a fim de encontrar aquela que melhor se adapta a cada tipo de laboratório.

Logo em seguida, é preciso que haja setores que cuidem, especificamente, do controle de qualidade dos insumos, bem como da data de fabricação e do vencimento. Somado a isso, é interessante ter um sistema integrado de controle de dados para que, assim, os funcionários consigam obter informações acerca de todo o setor laboral.

OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS OPERACIONAIS

Nos setores ligados à Indústria Farmacêutica 4.0, a Internet das Coisas, a hiperconectividade está a cada dia mais presente e ajuda na otimização da fabricação de alguns insumos, sejam eles cosméticos, remédios, chás ou produtos de higiene íntima.

A criação da tecnologias como o Big Data é pautada na tomada de decisões mais sustentada, calculada e organizada, o que acaba gerando mais seriedade e integridade à indústria em questão.

Por isso, os colaboradores das indústrias farmacêuticas espalhados no Brasil e no mundo devem desenvolver estudos que possibilitem mais inovação e modernidade no setor logístico, pois os consumidores estão sedentos por um comércio diferenciado e que atenda às suas necessidades.

MODERNIDADE E INOVAÇÃO

Vários são os pontos positivos do uso dos meios digitais na formação e desenvolvimento de uma indústria. Na área farmacêutica, os benefícios desse novo recurso têm trazido resultados satisfatórios.

Diante disso, muitos laboratórios têm sido construídos para o uso digital, usando tecnologia de ponta que ajuda a fazer análises avançadas de dados em tempo real, o que agiliza o processo de produção de pílulas, soros e vacinas.

Assim, robôs são usados para agilizar as atividades mais repetitivas, como entregas e preparação de amostras. Existem também, nesses setores, testes de alto volume, que, por sua vez, detectam online micróbios e água para esterilidade, o que deixa claro o quanto a tecnologia tem trazido inovação para o setor científico.

Além disso, com essa digitalização, os processos operacionais são rastreados e registrados de forma online a fim de que erros sejam minimizados e perdas de tempo e produtividade sejam evitadas. Dessa maneira, os produtos fabricados são altamente eficazes, afinal, a tecnologia investida em sua produção garante qualidade e durabilidade.

Por fim, é fato que a digitalização da indústria farmacêutica impactou positivamente esse ramo, um dos mais essenciais em uma sociedade por se tratar de saúde, pois muitos indivíduos necessitam dos insumos fabricados por essa rede logística.

Desse modo, todo investimento em pesquisas, estruturas de laboratórios e formação de funcionários ainda será pouco frente à importância e significado que esse ramo tem na comunidade social atual.

Assim, caso você opte por adaptar sua empresa a um formato mais moderno e tecnológico, contrate os serviços da Talk Science, referência em inteligência artificial e profissionais qualificados da tecnologia de informação.

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