Os medicamentos diferem dos produtos de outras cadeias, pois necessitam de armazenagem e transporte com controles específicos.
Os desafios da cadeia logística de medicamentos no Brasil demandam uma análise precisa dos problemas e características específicos.
Sabemos que logística é uma atividade complexa que envolve diversas áreas, atuando interna e externamente. Uma definição muito apropriada é a que diz:
Logística é definida como uma plataforma de planejamento de negócios para a gestão de fluxo de materiais, serviços, informações e capitais. Ela inclui os sistemas de informação, comunicação e controle requeridos no ambiente corporativo atual.
Logística não é uma atividade, mas sim um complexo de atividades para planejar e gerir negócios.
Inúmeras atividades e processos importantes envolvem as operações logísticas, desde armazenagem até o transporte. Esses processos desempenham importância vital nos negócios, implicando na viabilidade econômica e em vantagens competitivas.
Como alinhar custos, inovação e celeridade em um país imenso e carente de estrutura logística? Vamos responder a seguir.
Desafios da logística na atualidade:
Os desafios são complexos. Além da pressão natural por resultados, custos e celeridade na entrega, outros fatores pressionam as empresas, como: maior competição dos players; maior custo da mão-de-obra; demandas em temas ambientais, sociais, saúde e segurança; sistemas de transporte mais efetivos e rápidos; estoques cada vez menores para reduzir custos administrativos; competição acirrada no last mile; redução do lead-time de processos e contínua necessidade de capacitação e formação profissional.
O desafio de melhorar as expectativas dos clientes (prazo, preço, qualidade) por meio da melhoria da logística exige, processo logístico e ações bem estruturadas e direcionadas, com orientação e integração ao cliente.
A integração compreende o transporte, a armazenagem, o planejamento de produção, compras e a gestão dos estoques. Fatores importantes para mudanças no processo logístico:
• Maior controle dos custos de capital e de operação.
• Estocagem e separação inteligentes.
• Redução dos tempos de ciclo operacional.
• Treinamento e capacitação de funcionários.
• Data Analytics: Sistemas informatizados para coletar, ordenar e analisar o fluxo de dados.
Tecnologias:
Diversas são as tecnologias disponíveis para automatizar e digitalizar processos. Entre elas, temos o uso de Transelevadores, transportadores contínuos, Robôs, Warehouse Management System (WMS), Transportation Management System (TMS), Inteligência Artificial (IA), Robotic Process Automation (RPA), Realidade Aumentada & Wearables, Scanner de anel, Voice picking, entre outros.
Transporte:
Rastreadores por GPS (Global Positioning System) possibilitam o controle do trajeto do veículo durante seu percurso, registrando suas movimentações e fornecendo informações úteis.1
Flexibilidade:
O setor farmacêutico pode aumentar a celeridade e competitividade, investindo em flexibilidade de padrões para encurtar o tempo de entrega no last-mile.
Sistema de Gestão da Qualidade:
Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) bem estruturado e eficaz, com auditorias, investigação de falhas, sistema de ações corretivas e preventivas, entre outros.
Conclusões:
O Brasil necessita implantar um projeto consistente e robusto para a logística nacional, focando em diferentes áreas, como capacitação, organização, gestão de logística no nível estatal de operação, investimentos na ampliação de hidrovias e ferrovias, cabotagem, ampliação e melhorias na rede rodoviária e estrutura aeroportuária, compatível com o atual estágio de crescimento do país.
Toda economia que se expande necessita de um pilar de sustentação chamado infraestrutura logística de bens de consumo. Ausência de investimentos comprometerá avanços nas atividades industriais e de serviços.
Remover os bloqueios que impedem o avanço da economia, estabelecendo um grande projeto logístico para sustentar o crescimento que se espera é fundamental.
A Importância Econômica e Social dos Medicamentos na Sociedade Contemporânea
Medicamentos são essenciais para saúde, economia e inclusão social. Este artigo explora seu impacto econômico, acesso pelo SUS e inovações.
A Importância da Manutenção Preditiva e Preventiva na Indústria Química Analítica
Conheça os benefícios da manutenção preditiva e preventiva na indústria química analítica e como tecnologias avançadas transformam a gestão de ativos.
Nanopartículas na indústria cosmética: inovação e eficácia em formulações
Nanopartículas revolucionam a cosmética com maior penetração de ativos, liberação controlada e segurança, garantindo eficácia prolongada em cuidados com a pele.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.