Talk Science

Maquiagens que tratam a pele

Cosméticos com matérias-primas coloridas combinadas a ingredientes que proporcionem cuidados com a pele é uma tendência sem prazo de validade

Escrito por Talk Science

22 JUN 2022 - 17H34

Foi-se o tempo em que a maquiagem era utilizada apenas para embelezar e disfarçar imperfeições na pele. Atualmente, a procura é por produtos que, além de promover uma melhora no visual, propiciem benefícios à saúde da pele. Cuidados como hidratação, proteção solar e tratamentos para manchas, rugas, estrias e antienvelhecimento são algumas das funcionalidades que têm sido disponibilizadas para o consumidor final em conjunto a pigmentos de maquiagens. E a tendência é que a oferta e demanda por maquiagens multifuncionais sejam cada vez maiores.

CONSUMO DE MAQUIAGEM NO BRASIL

Segundo uma pesquisa de junho de 2020 realizada pela Picodi- plataforma global de descontos-, 37% das mulheres brasileiras se maquiam diariamente, enquanto 44% utilizam maquiagem ocasionalmente. Considerando que a maioria (57%) leva de quinze a trinta minutos para finalizar o procedimento, oferecer opções com componentes que tratam a pele à medida que embelezam otimiza consideravelmente o tempo das mulheres e se tornam um diferencial.

PRINCIPAIS COMPONENTES ADICIONADOS ÀS MAQUIAGENS

FPS - os raios UVA e UVB são capazes de causar indesejáveis danos à pele, como envelhecimento precoce, queimaduras, melasmas e câncer. Pensando na praticidade das mulheres que não dispensam a maquiagem no dia a dia, mas se preocupam com a proteção solar, a indústria tem desenvolvido fórmulas que facilitam a rotina ao unir duas funções em um único produto. Além da proteção solar, o pigmento colorido presente nos cosméticos com FPS protege também a pele contra a luz artificial - como televisão, computador, celular e lâmpadas -, considerada tão prejudicial quanto a luz solar.

Vitamina E - há duas formas de vitamina E que são muito comuns em cosméticos: o tocoferol e o acetato de tocoferila. A primeira é mais biologicamente ativa e a segunda é muito potente ao ser aplicada topicamente. Quando incorporada à composição de maquiagens, essa vitamina ajuda a manter a hidratação da pele, previne e reduz rugas, auxilia na cicatrização, recupera a elasticidade e oferece proteção contra os radicais livres.

Ácido hialurônico - outro ingrediente bastante utilizado, o ácido hialurônico contribui para uma hidratação profunda da pele, redução de rugas e linhas de expressão. Apesar de ser naturalmente produzido pelo organismo, com o tempo - a partir dos 25 anos nas mulheres e 30 nos homens-, sua quantidade é gradativamente reduzida. Por isso, a importância em incluí-lo na formulação de maquiagens.

Vitamina C - um antioxidante poderoso, esse componente tem a capacidade de prevenir e tratar o envelhecimento precoce, além de auxiliar na produção de colágeno, fortalecer as barreiras da pele, reduzir manchas e melasmas. Além de estar presente na maquiagem, quando utilizada antes da base, a substância atua como um primer e proporciona hidratação e luminosidade à pele.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Talk Science, em Talk Science

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.