O mercado de higiene bucal deve registrar uma taxa de crescimento anual de 6,32% até 2026. A projeção é da Mordor Intelligence, empresa indiana de pesquisas, em relatório divulgado em 2021.
A alta vem sendo registrada desde a pandemia. Os produtos de higiene pessoal e bucal foram os segmentos que tiveram maior crescimento de vendas no setor de higiene, enquanto os de cuidados com a pele e beleza enfrentaram dificuldades.
As rápidas mudanças de estilo de vida e dietas inadequadas, incluindo as ricas em açúcar, e o aumento do consumo de álcool e tabaco, colocaram as questões bucais entre os principais problemas de saúde pública em quase todas as partes do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as doenças bucais representam um grande problema para muitos países e afetam as pessoas ao longo da vida, causando dor, desconforto, desfiguração e até morte.
O Global Burden of Disease Study 2017 estimou que as doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo, sendo a cárie de dentes a condição mais comum. Esse fator, aliado à alta dos gastos com saúde bucal como medida preventiva, gerou aumento da demanda por produtos de higiene eficazes.
Inovações
O mercado da saúde bucal é altamente impactado por inovações, juntamente com grandes investimentos em marketing e atividades promocionais para alcançar bases de clientes mais altas.
Os principais players do setor aproveitam as oportunidades em mercados emergentes para expandir os portfólios de produtos atendendo à demanda local, especialmente problemas de gengiva, sensibilidade ou alívio da dor.
Hoje, a região da Ásia-Pacífico é o principal mercado consumidor de produtos para a saúde bucal, seguido pela Europa e América do Norte. A preferência do consumidor por escovas de dentes eletrônicas, enxaguantes bucais e fio dental em países ocidentais, como Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido, deve ajudar a impulsionar o mercado.
Os principais canais de distribuição são supermercados/hipermercados, lojas de conveniência, farmácias e drogarias e lojas de varejo online. No Brasil, as farmácias representam entre 35% e 45% do mercado de oral care, um número que, além de revelar o poder desses estabelecimentos, também evidencia um forte mercado para produtos de maior valor agregado. Embora a concorrência com supermercados seja acirrada, a possibilidade da venda assistida e a exposição mais fluida dos produtos são os diferenciais das farmácias.
Fonte: Panorama Farmacêutico e Mordor Intelligence.
Fonte: Panorama Farmacêutico e Mordor Intelligence
Mariol Embalagens: A Solução Perfeita para Suas Necessidades de Embalagem
Com ampla experiência, a Mariol oferece soluções sustentáveis e personalizadas em embalagens plásticas para diversos setores, unindo qualidade, inovação e compromisso ambiental.
Microbioma da Pele: Como Ele Influencia a Saúde da Pele e as Inovações no Mercado Cosmético
Como o microbioma da pele está revolucionando a cosmética com soluções eficazes, naturais e baseadas em ciência.
A beleza do que ninguém vê no balanço
Em 2025, a Colgate-Palmolive se destacou como melhor ação do setor de cosméticos, provando que consistência, previsibilidade e presença diária valem mais que tendências passageiras.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.