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Mercado de oral care cresce com a marca da inovação

Os produtos foram os segmentos que tiveram maior crescimento de vendas no setor de higiene, enquanto os de cuidados com a pele e beleza enfrentaram dificuldades.

Escrito por Talk Science

17 OUT 2022 - 06H05

O mercado de higiene bucal deve registrar uma taxa de crescimento anual de 6,32% até 2026. A projeção é da Mordor Intelligence, empresa indiana de pesquisas, em relatório divulgado em 2021.

A alta vem sendo registrada desde a pandemia. Os produtos de higiene pessoal e bucal foram os segmentos que tiveram maior crescimento de vendas no setor de higiene, enquanto os de cuidados com a pele e beleza enfrentaram dificuldades.

As rápidas mudanças de estilo de vida e dietas inadequadas, incluindo as ricas em açúcar, e o aumento do consumo de álcool e tabaco, colocaram as questões bucais entre os principais problemas de saúde pública em quase todas as partes do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as doenças bucais representam um grande problema para muitos países e afetam as pessoas ao longo da vida, causando dor, desconforto, desfiguração e até morte.

O Global Burden of Disease Study 2017 estimou que as doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo, sendo a cárie de dentes a condição mais comum. Esse fator, aliado à alta dos gastos com saúde bucal como medida preventiva, gerou aumento da demanda por produtos de higiene eficazes.

Inovações

O mercado da saúde bucal é altamente impactado por inovações, juntamente com grandes investimentos em marketing e atividades promocionais para alcançar bases de clientes mais altas.

Os principais players do setor aproveitam as oportunidades em mercados emergentes para expandir os portfólios de produtos atendendo à demanda local, especialmente problemas de gengiva, sensibilidade ou alívio da dor.

Hoje, a região da Ásia-Pacífico é o principal mercado consumidor de produtos para a saúde bucal, seguido pela Europa e América do Norte. A preferência do consumidor por escovas de dentes eletrônicas, enxaguantes bucais e fio dental em países ocidentais, como Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido, deve ajudar a impulsionar o mercado.

Os principais canais de distribuição são supermercados/hipermercados, lojas de conveniência, farmácias e drogarias e lojas de varejo online. No Brasil, as farmácias representam entre 35% e 45% do mercado de oral care, um número que, além de revelar o poder desses estabelecimentos, também evidencia um forte mercado para produtos de maior valor agregado. Embora a concorrência com supermercados seja acirrada, a possibilidade da venda assistida e a exposição mais fluida dos produtos são os diferenciais das farmácias.

Fonte: Panorama Farmacêutico e Mordor Intelligence.

Fonte: Panorama Farmacêutico e Mordor Intelligence

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