Indústria de química analítica

Com recorde de visitação, maior feira de química analítica da América Latina recebeu quase 10 mil pessoas

Escrito por Talk Science

04 OUT 2023 - 13H12

A principal feira da indústria química analítica da América Latina, mais uma vez, superou as expectativas. Com mais de 300 marcas expositoras, o evento atingiu um novo recorde de visitação: 9.708 pessoas. Esse número representa um aumento de 77%, em relação à edição anterior que, excepcionalmente, por conta da pandemia, foi realizada no ano passado. A Analitica Latin America volta a ser bienal e a próxima já está marcada. O encontro será entre os dias 23 e 25 de setembro de 2025, no São Paulo Expo.

As empresas sentiram nos estandes esse aumento na visitação. “O primeiro dia já nos surpreendeu. Repleto de oportunidades de negócios, com bastante movimento. Nossa meta era crescer 10% em relação à última feira e, pelo que estou vendo, a gente vai bater. Foi excelente”, comemora Rosangela Ferraz, responsável pelo Marketing da Agilent, companhia que atua com produtos de instrumentação e tecnologia.

E, apesar da circulação intensa, Jéssica Cardoso, gerente de controle de qualidade na DSM Firmenich, que visitou o evento pela primeira vez, disse que foi muito bem recebida. “Eu vim com várias questões, problemas que estou enfrentando no laboratório, e em todos os estandes as pessoas estavam dispostas a ajudar. Você nota que a intenção não é apenas vender, mas trazer uma solução para quem trabalha com química analítica no dia a dia, desenvolvendo um relacionamento”, conta.

A criação de novos contatos e a geração de negócios é um ponto em comum citado pela maior parte dos expositores e também visitantes. Segundo Murilo Campos, Manager, Meetings & Events da Thermo Fisher no Brasil, o evento foi bem positivo. "Principalmente no segundo dia, percebemos um fluxo muito grande de altos executivos, que vieram sondar o mercado para fazer negócios", afirma.

O interesse em fechar novos contratos refletiu também na Rodada de Negócios, organizada pela NürnbergMesse Brasil, promotora da feira. O encontro, que foi o pontapé inicial da Analitica Latin America, reuniu 67 companhias, sendo 20 vendedoras e 47 compradoras, e gerou R$14,4 milhões em valor auditado. Isso em apenas duas horas de reuniões.

“Esse é o diferencial do nosso evento. Como reunimos um público qualificado, focado nos setores que envolvem toda a cadeia da indústria química analítica, conseguimos gerar conexões relevantes que movimentam o mercado”, explica Nadja Bento, Diretora do Portfólio Life Science da NürnbergMesse Brasil.

9º Congresso Analitica e ENQA

Com quase 10 horas de conteúdos exclusivos, o 9º Congresso Analitica e ENQA também registrou recorde. Foi a edição com o maior número de inscritos, chegando a 135 participantes. Reunindo pessoas de todo Brasil, teve um público 35% maior do que no último congresso. Temas importantes foram debatidos por pesquisadores renomados, como "Impressão em 3D em Química Analítica" e "Novas Estratégias para Análise de Alimentos”.

Dois deles chamaram bastante a atenção. "Análises Forenses", que tratou de um método inédito no Brasil para teste de drogas de selo, aquelas com absorção sublingual, e "Caracterização da Cannabis e Métodos Analíticos de Análise". Essa foi a primeira vez que o assunto cannabis medicinal foi abordado no Congresso.

O encontro também foi marcado pela premiação de trabalhos científicos na área de química analítica. De 25 papers finalistas, três saíram ganhadores e levaram para casa um voucher para ser usado no NMB Travel, agência de viagem com foco em negócios da NürnbergMesse Brasil.

Nesta 17ª edição da Analitica Latin America, todas as pesquisas finalistas ficaram expostas em uma área reservada do pavilhão, chamada de Trabalhos Científicos, durante os três dias de evento. Segundo Nadja Bento, iniciativas como essa ajudam não apenas a indústria, mas fomentam uma área essencial de desenvolvimento científico. "A química analítica está presente em diversas áreas das nossas vidas, da produção de um medicamento ao controle de qualidade do alimento que chega à nossa mesa", explica. "Por isso, precisamos não apenas gerar negócios, mas gerar conhecimentos e valorizar nossos cientistas".

Escolas móveis do SENAI

Uma das novidades apresentadas na feira este ano foi a parceria inédita com o Senai. Sucesso absoluto entre o público, quase 700 visitantes passaram pelos caminhões que abrigam as escolas móveis de Nanotecnologia e Indústria 4.0. Com a iniciativa, visitantes e expositores puderam ver como essas salas de aula itinerantes operam e exploraram os equipamentos aos quais os alunos têm acesso.

As escolas móveis do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial oferecem cursos de curta duração, em todo o estado de São Paulo, e sob medida para as empresas, como ressaltou o instrutor da escola de Indústria 4.0, Vinicius Ferreira. “São áreas de futuro, tanto para o jovem que nos procura, como para a indústria, que precisa dessa mão-de-obra especializada. Os administradores já perceberam a necessidade de agregar aos parques industriais essa transformação digital”.

Cromatografando

Outra atração inédita na edição de 2023 foi a presença do professor Miller Rufino. Químico e especialista em cromatografia, ele possui um perfil no Instagram com mais de 15 mil seguidores e um canal no Youtube com quase 6 mil inscritos. Os conteúdos têm o objetivo de facilitar o entendimento a respeito dessa área da ciência. E a procura por ele, durante a feira, foi grande. “Passaram pelo estande para conversar comigo cerca de 600 pessoas. Eu não esperava por isso, foi demais”, relata Miller. Mais do que interagir e tirar dúvidas dos visitantes, o especialista ainda deu dicas das principais soluções de cromatografia que estavam presentes na feira. Uma oportunidade única para que os interessados pudessem ver na prática o funcionamento de muitos aparelhos.

Inovações tecnológicas

A cromatografia foi justamente uma das áreas em que as empresas apostaram, levando parte de suas novidades. É o caso da Waters, líder mundial em medição especializada. A companhia apresentou o Aliance iS, um equipamento que realiza análises de controle de qualidade utilizando o método da cromatografia. “A gente chama de ‘o novo aliado do laboratório’. O produto foi desenvolvido com base em uma tecnologia robusta, mas a usamos de uma forma muito mais moderna, intuitiva e que evita até 40% dos erros comuns em um centro de pesquisa”, explica Jane Finzi, gerente de Marketing da Waters.

A empresa participa da Analitica Latin America desde 2009 e viu a necessidade das pessoas em ter mais esse contato físico, olho no olho, depois da pandemia. “Mais do que isso, as pessoas estão buscando parceiros de negócios. Essa edição foi muito boa e tenho a impressão de que ainda melhor do que a do ano passado”, completa Jane.

A Lobov Científica, fornecedora de equipamentos, acessórios e consumíveis para laboratórios, trouxe os refrigeradores como principal destaque de um de seus estandes. E o carro-chefe foi o equipamento 1000 litros da Panasonic com painel touch screen, um diferencial em relação aos produtos que existem no mercado. “O equipamento todo ano traz aprimoramento na parte de componentes internos, que melhora a eficiência; tem certificação internacional para consumo de pouca energia; e até novos gases de refrigeração, com uso de elementos que não impactam a camada de ozônio e nem causam o efeito estufa, os chamados gases refrigerantes naturais”, aponta Maurício Lopes, gerente de Produtos da empresa.

Futuro

Depois dos bons resultados de 2023, a organização da Analitica Latin America já começa a preparar outras ações para continuar estimulando o setor, antes mesmo da feira de 2025.

O próximo passo foi a criação do primeiro Analitica Road Show, uma iniciativa que busca difundir o conhecimento gerado no Congresso Analitica para outros países da região. O evento será em abril de 2024, na capital chilena, Santiago.

“É por esse motivo que nossos eventos crescem a cada ano. Nós mantemos vivo o fomento pela busca de conhecimento, conexão e negócios”, afirma Nadja Bento.

E a Analitica Latin America mal acabou e já há quem esteja pensando na próxima edição. A Empresa Labvantage é uma delas. Ainda comemorando os resultados obtidos nos três dias de evento, Leonardo Xavier, Diretor de Negócios da empresa, já traça planos para 2025. "A Labvantage deverá ter um estande com o dobro do tamanho de 2023. Isso já está no nosso planejamento estratégico."

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