Talk Science

Começou! Confira os destaques do primeiro dia das FCEs

660 marcas expositoras em 40.000 m², Premiação Innovation Challenge e muito mais!

Escrito por Talk Science

15 JUN 2022 - 11H52 (Atualizada em 15 JUN 2022 - 14H58)

Basf ganha prêmio de inovação em Cosméticos

A FCE Pharma e a FCE Cosmetique tiveram início hoje, no São Paulo Expo, com mais de 660 marcas expositoras. Em 40.000 m², os principais players do mercado farmacêutico e cosmético apresentaram as mais importantes novidades dos setores. “Tivemos importantes inovações no evento neste ano, como o pavilhão de matéria-prima e o de aerossol. Estamos sempre atentos às demandas do setor e pensando a melhor maneira de estimular negócios”, afirma Nadja Bento, Head do núcleo science da NürnbergMesse Brasil.

Pela primeira vez, a promotora promoveu a ação: “Encontre seu Par”. Ao entrar nas feiras, visitantes pegavam um número e tinham a missão de encontrar o número correspondente ao seu. O desafio era que as pessoas pudessem descobrir o “seu par” interagindo e criando conexões. Quem encontrar o seu número par, ganha um brinde.

O Innovation Challenge anunciou nesta terça-feira (07/06) os vencedores da sua segunda edição do prêmio, na FCE Cosmetique. Realizada pela NürnbergMesse Brasil em parceria com a Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), a premiação contemplou empresas que apresentaram soluções inovadoras em matéria-prima no setor de cosméticos.

Os organizadores premiaram três participantes de um total de 10 projetos inscritos. O coordenador do prêmio, Alberto Keidi Kurebayashi, destaca que neste ano todos os inscritos foram avaliados por um corpo de jurados de alto nível, atuantes no segmento. Para a escolha dos vencedores, esse corpo técnico levou em consideração os seguintes quesitos: inovação; sustentabilidade; aspecto sensorial; tecnologia e segurança.

“O Innovation Challenge é um palco onde as maiores e melhores empresas têm a oportunidade de trazer seus ingredientes inovadores. Trata-se de um momento de trazer um ativo (matéria-prima) diferenciado e, dessa forma, apresenta-lo ao mercado. A partir daí, as empresas também podem desenvolver produtos inovadores e diferenciados”, avalia Alberto.

Os ganhadores

O primeiro colocado do prêmio foi a empresa Basf com o primeiro ingrediente probiótico com microrganismos vivos que promove o efeito lifting rejuvenescedor. É um matéria-prima inovadora e a primeiro dessa natureza no mercado de cosmético e saúde. A especialista em Inovação para Bioativos da empresa, Daniela Francischetti, explica que o projeto é fruto de três anos de pesquisa e desenvolvimento na França.

Segundo ela, o grande diferencial desse ingrediente é o fato de ser feito por um processo biotecnológico “verde”, com altíssimo processo de naturalidade. “Ficamos bastante felizes porque a premiação mostra que a pesquisa científica tem sido reconhecida no setor”, comemora.

Em segundo lugar, ficou a Focus Química com o Deepercaps: pigmentos microencapsulados para a pele negra. A diretora de Marketing Técnico da empresa, Amanda Omodei, salienta que se trata de uma tecnologia desenvolvida em Israel com uma nova linha de pigmentos com cores específicas destinadas a esse público.

Amanda ressalta que é um ingrediente novo para o mercado brasileiro. “A gente fica muito feliz com o reconhecimento porque é um desafio muito grande para os participantes desenvolver produtos inovadores.”

A Nanovetores ganhou em terceiro lugar com o NV Hyalocollagreen. A fundadora e presidente da empresa, Betina Zanetti Ramos, explica que o produto é elaborado dentro do conceito de “química verde”, é um antirrugas composto pelo já conhecido ácido hialurônico e um colágeno vegano, obtido por fonte biotecnológica através da fermentação de leveduras. “Estamos felizes porque de tantas ofertas de empresas, nós somos parte de uma empresa brasileiras e apresentar um produto completamente inovador é algo de muito orgulho.”

Corpo técnico

Para escolher os vencedores, a organização contou com um corpo de jurados com profissionais renomados no setor. O grupo é formado por Andrezza Di Pietro Micali Canavez, gerente de Segurança de Produtos e Métodos Alternativos do Boticário. Além disso, tem o pesquisador sênior da Belcorp John Jiménez e a presidente do Conselho da ABC, a professora doutora Vânia Leite.

Ainda estão neste corpo técnico o sócio-diretor do Grupo Medcin, doutor Sergio Schala, e o especialista em inovação da Natura &C, Silas Arandas. A mentoria ficou por conta do coordenador Alberto Keidi Kurebayashi.

Nesta quarta-feira (08/06), o destaque será o WNTC (We Need to Talk about Cannabis), que será realizado pela segunda vez dentro da FCE Pharma. O congresso busca estimular o debate sobre o uso da cannabis medicinal no Brasil. Abertura será às 13h com participação do João Paulo Picolo, presidente da NürnbergMesse Brasil, e Norberto Prestes, presidente executivo da ABIQUIFI (Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos).

No segundo dia do 34º Congresso Brasileiro de Cosmetologia, Juliana Tibério Checon, gerente técnica Latam Sul, da Brenntag, fará a palestra: Filtros solares e ativos: conheça as novas tecnologias para cosméticos híbridos. Já “Da natureza para os lares brasileiros: os desafios do desenvolvimento de ingredientes da Biodiversidade Brasileira” é o tema do painel de Aline Ventura Armelini, gerente de Segurança & Eficácia, Ingredientes e Abastecimento Sustentável, na L´Occitane.

No dia 9 de junho, encerramento das feiras, será realizado o NFS - Fórum de Nutracêuticos, Funcionais e Suplementos, organizado em parceria com o Nutriconnection. No evento, estarão reunidos profissionais da indústria de suplementos, farmacêutica, cosmética e alimentícia para debater um mercado que cresce em torno de 30% ao ano, segundo o Nutrition Business Journal. O Fórum conta com o apoio de importantes entidades do setor e de renomados centros de pesquisa como o International Life Sciences Institute do Brasil (ILSI) e a USP (Universidade do Estado de São Paulo).

Cosméticos sem água e blend de filtro solar - conheça as novidades do pavilhão de matéria-prima

Com o intuito de facilitar o acesso às novidades e soluções em matéria-prima para os profissionais de P&D, a FCE Cosmetique, traz em 2022 uma novidade: um pavilhão exclusivo de insumos para o segmento.

A Focus Química, empresa distribuidora de insumos, trouxe 15 produtos para lançar no evento, entre eles estão os cosméticos sólidos, produtos sem água e cosméticos com pigmentos microencapsulados, desenvolvidos especialmente para os tons de peles escuras. “É muito importante apresentar esses produtos na FCE Cosmetique, pois este é um evento que recebe visitantes de todas as regiões do Brasil e, ao vir para o estande, eles conseguem testar os produtos e ver todos os benefícios, entendendo o conceito de cada um dos cosméticos”, comenta a especialista de aplicação do laboratório de Personal Care da empresa, Lana Ferreira.

Outra marca que participa do pavilhão é a Brenntag, multinacional com sede na Alemanha e presente em 78 países. Para esta edição, a empresa trouxe como um dos destaques o Suncat, um blend de filtro solar encapsulado. “Quando o cliente vai desenvolver um protetor solar, ele não precisa ter vários filtros químicos para aplicar em sua fórmula a fim de obter o FPS desejado, basta aplicar o Suncat dentro da base do produto“, explica a Market Support Personal Care and HI&L Latin America South, Milena Porfírio.

Jaqueline Camargo, analista sênior em empresa do segmento, visita a FCE Cosmetique há sete anos, sempre em busca de atualidades e tendências do setor.

Além das inovações disponibilizadas nos estandes, o espaço conta com o Innovation Trends by Symrise, uma área com totens, onde os visitantes podem acessar um QR Code para descobrir o seu arquétipo do futuro e, em seguida, saber quais os ingredientes que se conectam com esse modelo.

Também marcam presença no pavilhão de matéria-prima as empresas AQia, Alpha Química, Aromaty Fragrances, Brains Bio, Biodestil, Croda, Ashland, Química Anastácio, Chemyunion, Embacaps, Nanovetores, Univar, OAK, Garden Química, M. Cassab, Ayalla, Dinaco, Vollmens, Gonçalves, Sarfam, Bispharma, Ashland, Tovani Benzaquen, Univar, Rudnik, Volp, Look Química, Galena, Ipclin, Lipid e Yosen.

Máquinas para o setor são destaques no primeiro dia da FCE Pharma

As novidades para atender a indústria farmacêutica ganharam grande destaque no primeiro dia da FCE Pharma. Os visitantes puderam conhecer de perto as tecnologias e os principais lançamentos de maquinários usados nessa cadeia produtiva, que é um dos setores mais importantes da economia brasileira.

A filial brasileira da Marchesini Group trouxe ao evento a Integra 520, uma máquina que embala as cápsulas e comprimidos em blisters (cartela). O diretor da empresa, Fernando Valdesoiro, explica que a máquina tem a capacidade de produzir 520 blisters por minuto, que são colocados em 260 embalagens de medicamentos após serem separados com apoio de robôs. “Essa é uma novidade que já temos para pronta-entrega”, afirma.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Talk Science, em Talk Science

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.