Indústria de química analítica

Novas tecnologias trazem avanços no diagnóstico de doenças e na análise da pele

Tecnologias inéditas, apresentadas na Analitica Latin America 2025, prometem transformar os mercados de saúde e cosmético.

Escrito por Casa9

25 SET 2025 - 18H19

Já imaginou um equipamento responsável por mapear a hidratação da sua pele e indicar como está sua saúde cutânea? E, no campo da saúde, conseguir um teste rápido contra hanseníase mais acessível e ágil para o público? Soluções eficazes como essas foram apresentadas durante a Analitica Latin America, principal feira da indústria química analítica da América Latina.

Um dos principais lançamentos expostos foi a tecnologia Skinprobe, voltada ao mercado cosmético, que promete revolucionar a forma como a indústria mede a eficácia de seus produtos. A inovação analisa a pele humana em tempo real, checando a quantidade de proteínas, lipídeos, colágeno e até mesmo soluções aquosas nas camadas cutâneas da pele. “O produto atende a uma dor latente do mercado: a necessidade de comprovar, com dados objetivos, a performance de cremes, protetores solares e outros dermocosméticos em diferentes tipos de pele e condições”, explica Rafael Perrella, representante da japonesa Horiba, empresa responsável pela tecnologia e expositora no evento, junto à STEQ, referência no segmento de comércio de equipamentos e serviços.

Além de aplicações em cosméticos, o equipamento também pode apoiar pesquisas sobre envelhecimento, por exemplo, e atuar na saúde preventiva, ampliando seu potencial de uso no mercado. “Até hoje, grande parte dos testes dependia de percepções subjetivas ou análises superficiais. Agora conseguimos avaliar o real impacto dos produtos na pele. Isso representa um salto na forma como a indústria comprova a qualidade e a efetividade de seus lançamentos”, acrescenta Perrella.

Durante a feira, destacou-se também um avanço na área da saúde: um teste rápido contra hanseníase, apresentado pela Merck, que ficará disponível em breve nas farmácias do país. O novo kit consegue detectar, de forma simples e acessível, a presença de anticorpos contra a bactéria Mycobacterium leprae no sangue, a causadora da doença, diferentemente dos métodos tradicionais, que exigem exames clínicos detalhados e especialistas treinados.

É importante lembrar que o Brasil é o segundo país com maior incidência de hanseníase no mundo, atrás só da Índia. Em 2022, foram quase 20 mil novos casos, segundo o Ministério da Saúde. E a Sociedade Brasileira de Hansenologia aponta que o número de pessoas com a doença pode ser ainda maior, devido à dificuldade de reconhecimento dos casos.

O teste foi desenvolvido no Hub de Inovação em Diagnósticos da Universidade Federal de Goiás (UFG) e hoje é produzido pela brasileira Bioclean, em Minas Gerais. Os kits já estão disponíveis para compra no setor farmacêutico e são distribuídos pelo Ministério da Saúde. A Merck participou do processo de transferência de tecnologia e da validação mercadológica do produto.

Para Misael Silva, líder de Inovação para América Latina da divisão de Life Science da Merck Brasil, a simplicidade do diagnóstico representa um avanço significativo para a saúde pública. “Sem diagnóstico não há tratamento e sem tratamento a doença continua se espalhando. O grande diferencial desse teste é que ele permite que agentes de saúde e médicos da família, mesmo em áreas remotas e vulneráveis, consigam identificar rapidamente a hanseníase e iniciar o cuidado. Isso amplia o acesso à saúde e ao diagnóstico de uma doença historicamente negligenciada”, destacou o especialista.

As duas novidades, apesar de distintas em suas aplicações, reforçam o papel da Analitica Latin America como a principal vitrine para soluções em química analítica que, ao conectar ciência e mercado, promovem transformações duradouras, desde a bancada do laboratório até o bem-estar do consumidor final. “Ao unir ciência e mercado, a feira mostra como a química analítica está cada vez mais presente na vida cotidiana, seja na saúde pública ou na rotina de cuidados pessoais”, finaliza Viviane Ferreira, head do portfólio Life Science da NürnbergMesse Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Casa9, em Indústria de química analítica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.