Indústria de química analítica

Química analítica é aliada estratégica no enfrentamento dos problemas ambientais

Tema pautou painel no 10º Congresso Analitica, realizado durante a principal feira do setor em São Paulo.

Escrito por Casa9

25 SET 2025 - 19H24

As mudanças climáticas e a degradação dos ecossistemas têm imposto novos desafios à ciência. Nesse cenário, a química analítica ganha protagonismo ao oferecer ferramentas capazes de antecipar problemas ambientais e apoiar a criação de soluções mais eficazes.

Foi essa a ideia que a professora Cassiana Montagner, do Instituto de Química da Unicamp, transmitiu ao público que acompanhou o terceiro e último dia do 10º Congresso Analitica. O encontro, realizado simultaneamente à Analitica Latin America, principal feira da indústria química analítica da América Latina, teve curadoria de conteúdo do ENQA (Encontro Nacional de Química Analítica) nesta quinta-feira, 25.

“Não basta apenas gerarmos um número e quantificar uma amostra. Nós precisamos interpretar as concentrações que encontramos. O objetivo é que a química analítica busque soluções antes que os desafios apareçam, enxergando o problema mais à frente”, destacou a pesquisadora.

O debate se torna ainda mais urgente quando se fala em análises ambientais. Um exemplo são os microplásticos: apesar de já identificados em diferentes ecossistemas, ainda há lacunas metodológicas que dificultam compreender plenamente seus impactos. “O desenvolvimento analítico precisa caminhar lado a lado com o contexto ambiental”, reforçou Montagner.

Mas não se pode ignorar o que já foi feito até aqui. Graças a avanços em métodos analíticos, cientistas conseguem não apenas quantificar essas partículas, mas também compreender seu comportamento e potenciais riscos para a fauna, a flora e a saúde humana. “Temos muito a avançar e infinitas perguntas para responder”, concluiu a professora.

Para Viviane Ferreira, Head do portfólio Life Science da NürnbergMesse Brasil, promotora da feira, a evolução da química analítica representa um impacto direto na vida das pessoas. “Como eu gosto de dizer: a química analítica está em tudo. Ao oferecer ferramentas mais precisas e acessíveis, ela contribui para o monitoramento ambiental, apoia políticas públicas e orienta decisões sobre o controle da poluição, o uso sustentável dos recursos e a prevenção de impactos ambientais”.

A 19ª edição da Analitica Latin America será realizada em 2027, de 28 a 30 de setembro, reunindo as principais marcas, especialistas e soluções para o setor científico da América Latina.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Casa9, em Indústria de química analítica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.