Indústria de química analítica

Portabilidade e miniaturização despontam como tendências no setor analítico

Soluções apresentadas na Analitica Latin America 2025, principal evento do segmento, visam agilizar os processos das indústrias

Escrito por Casa9

23 SET 2025 - 20H46 (Atualizada em 23 SET 2025 - 20H58)

A busca por soluções mais compactas e versáteis tem se consolidado como uma das principais tendências do setor analítico. A miniaturização de equipamentos, antes restritos às bancadas dos laboratórios, e a possibilidade de torná-los portáteis, prometem transformar a rotina de empresas e pesquisadores.

Algumas dessas tecnologias estão sendo apresentadas na Analitica Latin America, principal feira da indústria química analítica da América Latina, que é realizada em São Paulo até a próxima quinta-feira, 25. A AllCrom, empresa que oferece produtos e serviços para o segmento há 35 anos, expõe seus mini cromatógrafos como resposta a essa demanda do mercado.

“O setor busca cada vez mais equipamentos que ocupem menos espaço, ofereçam autonomia e reúnam tudo em uma solução completa”, explica Aline Damasceno, gerente de vendas da companhia. “Nosso modelo tem praticamente metade do tamanho de um cromatógrafo tradicional e pode ser usado em laboratórios móveis ou em ambientes com espaço reduzido, sem perda de desempenho”.

A Quimis, referência em equipamentos de laboratório, reforça essa transformação com o lançamento do condutivímetro portátil – aparelho que verifica a capacidade da água de produzir eletricidade. “O mercado precisa de soluções ágeis. Nosso equipamento portátil permite análises em campo e economiza tempo em processos que antes exigiam coleta e transporte de amostras”, explica Felipe Santos, responsável pelo marketing da empresa.

A tendência não se limita apenas a equipamentos. A Air Products trouxe ao Brasil a novidade dos cilindros descartáveis para calibração de instrumentos e detectores de segurança, já amplamente utilizados no exterior. “Eles são extremamente portáteis e muito seguros por operarem sob baixa pressão. Pesam cerca de um quilo, podem ser transportados em maletas e descartados em recicladoras convencionais após o uso. Cerca de 90% das aplicações são em campo, especialmente no setor offshore, como plataformas e navios petroleiros, onde agilidade e confiabilidade são fundamentais”, explica Murilo Gonçalves Dallaqua, supervisor de gases especiais da empresa.

A receptividade do público mostra que a demanda está em sintonia com essas inovações. “Percebemos que, cada vez mais, os visitantes buscam soluções inovadoras que tragam flexibilidade sem comprometer a qualidade”, reforça Aline Damasceno, da AllCrom.

“Essas tendências não reduzem apenas o espaço físico ocupado. Elas ampliam possibilidades, democratizam o acesso a tecnologias avançadas e abrem caminhos para novos modelos de trabalho no setor analítico”, conclui Viviane Ferreira, head do portfólio Life Science da NürnbergMesse Brasil, organizadora do evento.

A Analitica Latin America é realizada no São Paulo Expo e reúne os maiores players do setor, conectando empresas, profissionais e especialistas que atuam em análise instrumental, controle de qualidade e soluções laboratoriais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Casa9, em Indústria de química analítica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.