Indústria de química analítica

Segurança em laboratórios: quais são os cuidados necessários em tempos de pandemia?

Durante a pandemia foi necessário que os profissionais que trabalham nos laboratórios adotassem medidas de segurança para resguardar a sua saúde e a dos clientes.

Escrito por Talk Science

16 FEV 2021 - 14H50 (Atualizada em 03 AGO 2021 - 18H41)

artigo-seguranca-em-laboratorios-quais-sao-os-cuidados-necessarios-em-tempos-de-pandemia-1110x508

Durante a pandemia foi necessário que os profissionais que trabalham nos laboratórios adotassem medidas de segurança para resguardar a sua saúde e a dos clientes. A segurança sempre foi um ponto importante nessa área, mas agora tornou-se algo indispensável.

Diante da COVID-19, a sociedade vem sofrendo muitos impactos, sendo que uma das melhores formas de evitar o contágio é o distanciamento social. Mas foi preciso que os laboratórios continuassem suas atividades, visto que consiste em um serviço essencial e ajuda no combate ao vírus. Assim, as medidas de segurança são essenciais para a realização de suas atividades.

Nesse sentido, continue a leitura e saiba quais os cuidados necessários que os laboratórios precisam ter em tempo de pandemia!

Quais são os cuidados e as boas práticas que os laboratórios devem tomar diante da pandemia?

As pessoas que trabalham em laboratório precisam tomar muito cuidado durante o tempo de pandemia, assim eles conseguem proteger as pessoas do vírus. Para isso, é preciso realizar algumas ações. Confira a seguir.

Higienizar bem as mãos

Realizar a boa higienização da mão é essencial para garantir a segurança no laboratório em época de pandemia. Pois, as mãos podem transmitir o vírus com muita rapidez, sendo assim é preciso higienizar a mão frequentemente e de forma correta.

Isso é válido também para os profissionais que usam luvas durante o serviço. É preciso lavar bem as mãos antes de tocar em qualquer objeto no laboratório. O indicado é fazer em torno de 100 lavagens durante 12 horas, assim é possível evitar a transmissão do vírus no laboratório.

Retirar roupas e sapatos

Um cuidado necessário para deixar o ambiente do laboratório livre e seguro do vírus é tirar os sapatos antes de entrar e colocar outra roupa, assim você deve colocar as peças sujas em um local reservado.

Os sapatos precisam ficar na porta para serem higienizados. O recomendado é usar botas de borracha ou material descartável de proteção para os pés, com o intuito de evitar a propagação do vírus no local de trabalho.

Utilizar EPIs

É fundamental ressaltar que o novo coronavírus apresenta elevada resistência, podendo sobreviver em diversas superfícies, na pele e na roupa durante vários dias. Então, para deixar o laboratório um ambiente mais seguro, é primordial o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), sem esquecer do uso das luvas e máscaras para os colaboradores que trabalham na recepção e em outras áreas.

Hoje em dia, para a segurança de todas as pessoas, é essencial que todos estejam usando máscara, seja paciente, funcionário, médico, acompanhante, fornecedores. Elas são necessárias para evitar a propagação do vírus.

Desinfectar as superfícies

Os laboratórios começaram a desinfectar com mais frequência as superfícies. A desinfecção precisa ser feita com produtos que sejam capazes de matar o vírus. O álcool 70%, por exemplo, é capaz de desnaturar e dissolver a membrana lipídica externa, destruindo o vírus e outros agentes infecciosos. Saiba que a água sanitária e o cloro também podem ser usados para limpar as superfícies.

Como os laboratórios estão se preparando para uma próxima pandemia?

Muitos laboratórios já estão pensando em uma próxima pandemia e já estão se preparando para não serem pegos de surpresa. Assim, muitas pessoas defendem que o governo precisa investir em treinamentos e capacitações dos profissionais de saúde, para que eles consigam ter respostas rápidas diante uma pandemia que mata milhares de pessoas.

Nesse sentido, é importante ressaltar a respeito dos trabalhos dos pesquisadores que investigam sinais de que uma doença pode surgir, monitorando patógenos presentes nos animais, por exemplo. Os cientistas não podem ficar parados, eles são fundamentais na descoberta e na prevenção de novas doenças. Os laboratórios precisam caminhar juntos com as pesquisas, é necessário que ele se adeque para uma nova pandemia e esteja preparado para responder de forma ágil e eficiente.

Quais as faculdades que os profissionais do laboratório precisam ter?

Os profissionais da saúde exercem papel fundamental na qualidade do serviço laboratorial. Para isso, é necessário que eles apresentem determinadas funções, assim um laboratório precisa de colaboradores que tenham feito as seguintes faculdades.

Biomedicina

Um laboratório necessita de um biomédico, pois ele é capaz de realizar análises clínicas das substâncias para fazer o diagnóstico do paciente; promover a biossegurança, que consiste em fazer estudar procedimentos que evitam os riscos provocados pelos agentes físico, biológico e químicos. Eles podem compreender a microbiologia, por meio de análises de microrganismos em microscópios e entre outras importantes funções dentro de um laboratório.

Farmácia

O farmacêutico precisa de conhecimentos abrangentes e aprofundados a respeito das diversas tarefas dentro de um laboratório. Ele deve ter conhecimento a respeito da biologia molecular, citopatologia, bioquímica, citologia, controle de qualidade laboratorial e precisa saber um pouco sobre química analítica e instrumental. Um farmacêutico precisa ter conhecimento desses assuntos, pois ele pode fazer as seguintes tarefas:

• gestão de qualidade;
• exames bioquímicos;
• exames imunológicos;
• análise de micologia, parasitologia e microbiologia;
• análise de líquidos biológicos;
• supervisão técnica administrativa ou operacional;
• entre outras.

Enfermagem

O enfermeiro exerce muitas funções importantes dentro de um laboratório, pois eles podem fazer coleta e podem oferecer a devida assistência para um paciente. O cargo necessita de conhecimento técnico a respeito dos processos laboratoriais e análise de resultados que estão diretamente associados à qualidade do tratamento. Sendo assim, um enfermeiro pode fazer coleta de sangue, armazenamento de material biológico, esfregaço de sangue e entre outras funções.

Esses são os cursos que alguns colaboradores precisam ter para exercer as suas atividades dentro de um laboratório. Eles são peças essenciais no controle do vírus tanto no local de trabalho, quanto fora dele. Eles precisam trabalhar ativamente para conseguir criar estratégias a fim de acabar com a propagação do vírus que mata muitas pessoas.

Portanto, as medidas de segurança em laboratório durante a pandemia pretendem, de maneira geral, realizar a correta higienização de mãos e materiais, e a utilização correta dos equipamentos de proteção individual. Muitos laboratórios já adotam a utilização do termômetro vermelho de distância para conseguir controlar a temperatura de quem frequenta o local.

Gostou do post? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter para ficar por dentro desse e de outros assuntos importantes!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Talk Science, em Indústria de química analítica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.